Novos H125 irão auxiliar na formação dos pilotos de helicópteros. Contrato prevê comprar 27 unidades do Esquilo
Por André Magalhães Publicado em 15/09/2022, às 16h25 - Atualizado às 22h00
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB) fecharam um acordo para a compra de 27 helicópteros H-125 Esquilo, que serão usados nas mais diversas operações, incluindo a formação de pilotos.
A confirmação foi feita pelo comadante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Baptista Jr, em sua conta oficial no Twitter que citou a assinatura do contrato com a brasileira Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters.
Após um extenso processo de negociação, NOSSA @fab_oficial assinou, na manhã de hoje, um contrato para aquisição de 27 helicópteros H-125 da empresa @AirbusHeli, que irão garantir a formação dos pilotos dessas forças armadas pelas próximas décadas.@helibras @marmilbr pic.twitter.com/F4BM1uQok5
— Brigadeiro Baptista Jr (@CBaptistaJr) September 15, 2022
Os novos helicópteros serão usados pela FAB na formação da escola de pilotos da aviação de asas rotativas, localizada na base aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Na Marinha, os H-125 Esquilo serão utilizados tanto na instrução, quanto para operações aeronavais. Em ambos, as aeronaves substituirão os antigos helicópteros AS350 e Bell 206 atualmente em serviço na FAB e na MB.
O contrato da FAB e da Marinha são oriundos do acordo original para a compra dos H225M, helicópteros pesados de multiemprego, mas que foram adquiridos em um número superior ao necessário. Com a mudança contratual as duas forças optaram por receber o H125 ao invés do H225M.
A aviação de asas rotativas da FAB ainda opera com os helicópteros H-60 Black Hawk, VH-35, H-36 Caracal (H225M), sendo este último que também empregado pela Marinha e pelo Exército Brasileiro.
* Texto corrigido às 22h. Ao contrário do indicado originalmente, o pedido para o H125 complempla 27 aeronaves que serão entregues para a FAB e Marinha.