AT-802U é um avião agrícola tem como principal característica a robustez e a fácil operação mesmo em ambiente militar
Por André Magalhães Publicado em 03/08/2022, às 10h15
O Comando de Operações Especiais dos EUA anunciou, na segunda-feira (1), que AT-802U Sky Warden foi selecionado para o programa Armed Overwatch.
A aeronave é fabricada pela L3Harris Technologies e Air Tractor, sendo destinada a missões de ataques leves e de contrainsurgência. O contrato do referido programa é de US$ 170 milhões.
A produção da aeronave acontecerá em Olney, Texas. A L3Harris vai receber os aviões da Air Tractor e realizará as devidas modificações para o padrão militar, que será feito na unidade de Tulsa, Oklahoma, a partir de 2023.
A aquisição dos AT-802U visa integrar o programa Armed Overwatch, que planeja adquirir até 75 aeronaves de asa fixa para serem operadas em locais austeros, com pouca logística de suporte necessária e elevada capacidade de operar de forma isolada.
O custo operacional do AT-802U é menor do que a operações com aviões a jato, em especial os poderosos A-10 Thunderbolt II. Ainda que não tenham a capacidade de substituir os A-10, os AT-802U poderão operar em missões mais simples, evitando o uso de um avião de grande capacidade.
Embora agora aptos para o combate, os aviões da Air Tractor são destinados originalmente para operações acrícolas e de combate a incêndio. Contudo, a robustez do avião permitiu sua adaptação para operações militares.
Além do AT-802U, haviam outros concorrentes na disputa, com contratos sendo disputados também pela Sierra Nevada Aviation, a Textron e Leidos.
O Air Tractor de combate não é o único turboélice operado nos EUA. A Usaf opera algumas unidades do A-29 Super Tucano e do AT-6 Wolverine, embora ambos sejam aviões de treinamento avançado e ataque.