Etihad Airways encomendou sete aviões do modelo A350 cargueiros da Airbus
A Etihad Airways firmou um pedido com a Airbus para sete cargueiros A350F de nova geração, ratificando o compromisso assumido no Singapore Airshow, em fevereiro.
Look who will be flying alongside the #A350-1000 in @EtihadAirways' fleet: the new #A350F!
— Airbus (@Airbus) August 3, 2022
📦 Capacity;
🌍 range;
⛽️ fuel and💨 CO₂ savings: the A350F has it all! We're thrilled to have Etihad as the 1st airline in the Middle East to firmly order the game-changing freighter. https://t.co/gFZjXeSaff
Este pedido expande o pedido antes exclusivo à variante de passageiros -1000 da aeronave de fuselagem larga (widebody). Cinco unidades já foram entregues. Além disso, foi firmado um contrato de longo prazo para o Flight Hour Services (FHS) do fabricante para apoiar toda a sua frota do A350, para manter o desempenho e otimizar a confiabilidade. É o primeiro acordo deste tipo para a frota deste modelo no Oriente Médio.
“Essa capacidade de carga adicional apoiará o crescimento sem precedentes que estamos experimentando na divisão Etihad Cargo. A Airbus desenvolveu uma aeronave notável com eficiência de combustível que, em conjunto com o A350-1000 em nossa frota de passageiros, apoia nosso compromisso de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050”, segundo Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group.
Separadamente, a Etihad também optou pelo Skywise Health Monitoring, permitindo que a companhia aérea acesse o gerenciamento em tempo real de eventos de aeronaves e solução de problemas, economizando tempo e diminuindo o custo de manutenção não programada.
Com capacidade de carga útil de 109 toneladas, o A350F pode atender a todos os mercados de carga. A aeronave possui uma grande porta de carga no convés principal, com comprimento e capacidade de fuselagem otimizados em torno dos paletes e contêineres padrão da indústria.
Equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB-97, mais de 70% da estrutura do avião é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve e gerando pelo menos 20% menos consumo de combustível e de emissões em relação ao Boeing 777F, segundo o fabricante.
Incluindo o compromisso com a Etihad, o A350F já obteve 31 pedidos firmes de seis clientes.
Marcel Cardoso
Publicado em 03/08/2022, às 06h17
+lidas