Decisão acontece depois que Turquia retirar suas objeções contra a adesão da Suécia e Finlândia à Otan
Por André Magalhães Publicado em 30/06/2022, às 12h10
O governo Joe Biden sinalizou uma aprovação da venda dos caças F-16 Fightning Falcon para a Turquia. A provável autorização de compra de um novo lote dos caças ocorre após o governo turco retirar suas objeções quanto a entrada da Suécia e Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta semana.
I support the Biden Administration’s decision to support the sale of new F-16s to our NATO ally, Turkey. While we have differences with Turkey, they are a NATO ally and it is in America’s national security interests to beef up their capabilities in a troubled region.
— Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) June 29, 2022
A informação partiu da secretária assistente de defesa para assuntos de segurança internacional dos Estados Unidos, Celeste Wallander, que disse que apoiam totalmente os planos de venda dos F-16 Block 70 para os turcos.
A discussão do acordo de venda de novos F-16 para a Turquia vem acontecendo há algum tempo, mas nada de concreto havia ocorrido. O governo Edorgan (presidente turco) sinalizou interesse pelo caça europeu Eurofighter, afirmando que buscaria apoio do consórcio europeu caso a venda dos F-16 fosse nagada.
Os Estados Unidos e a Turquia estão lidando com um probema diplomáticos há vários anos, que foi potencializado quando Ancara adquiriu os sistemas russos de defesa aérea S-400. A compra não agradou o Pentágono, que viu sérios riscos a seguraça das operações dos F-35 na Turquia. Na ocasião a Casa Branca não apenas bloqueou a venda dos caças de quinta geração, mas retirou unilateralmente a Turquia do programa Joint Strike Fighter (JSF), que é responsável pelo F-35.
No entanto, os militares turcos estão em busca de desenvolver localmente um modenro caça, batizado provisoriamente de TF-X, mas pouco se sabe sobre o avanço do programa. A Turquia parece disposta em achar uma parceria internacional para o desenvolvimento do avião de quinta geração.
A força aérea turca quer ao menos 40 unidades do F-16 Block 70, a versão mais moderna do caça norte-americano, que deve recompor a frota de F-16 em serviço há vários anos.