O Super Tucano da Embraer é um dos principais aviões de combate do mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/04/2022, às 18h12
Para comemorar as 500.000 horas de voo da frota global do Super Tucano, a Embraer lançou um vídeo institucional ressaltando as marcas do seu mais famoso turbo-hélice de combate.
Lançado ainda nos anos 1990, o A-29 Super Tucano teve mais de 260 aviões entregues, que operam em quinze forças aéreas ao redor do mundo, incluindo a FAB, a força aérea dos Estados Unidos, do Chile, Colômbia, Equador, Líbano, Filipinas e até mesmo do Afeganistão.
O Super Tucano foi criado para atender aos requisitos da Força Aérea Brasileira para uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência e treinamento.
Um dos grandes destaques do A-29 é sua elevada performance, aliado a um projeto robusto e simples, com capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas e em ambientes hostis com pouco suporte, incluindo zonas de guerra.
No Brasil o Super Tucano se destaca por sua operação de combate aos voos ilícitos, realizando a interceptação de diversos tipos de aeronaves, em especial pequenos monomotores a pistão usado pelo tráfico internacional de drogas e armas.
Além das funções de combate, o A-29 também é empregado como treinador avançado, com perfil de voo e de missão similar de jatos de combate, e inserindo o piloto em um ambiente complexo de missão, incluindo uso de data link e recursos avançados de combate.
Atualmente o Brasil opera o Super Tucano em missões de vigilância e interceptação, treinamento avançado, ataque ao solo e até mesmo como aeronaves de demonstração aérea. O Super Tucano há vários anos é o avião da popular Esquadrilha da Fumaça, tendo sido escolhido por seu desempenho elevado e por representar a indústria aeronáutica brasileira.