AERO Magazine
Busca

Dubai Air Show 2021

Novo caça leve com DNA brasileiro está presente no Dubai Air Show

B-250 é fruto de uma parceria entre a brasileira Novaer e a árabe Calidus, e mira no mercado do Super Tucano


B-250 Bader

B-250 Bader foi desenvolvido pela brasileira Novaer e conta com financiamento árabe | Foto: AERO Magazine/Fernando Marcato

O Dubai Air Show 2021 está sendo palco para a apresentação de muitas novidades, entre elas destaca-se o B-250 Bader, um avião de ataque leve projetado no Brasil, que pretende disputar o segmento onde está o Super Tucano, da Embraer.

A aeronave foi apresentada pela primeira vez no Dubai Air Show 2017, sendo co-desenvolvida pela brasileira Novaer, empresa sediada em São José dos Campos, contanto com financiamento da árabe Calidus, sediada em Abu Dhabi, bem como do Governo Federal.

O caça leve tem sua estrutura produzida em fibra de carbono, contando com 12,10 metros de envergadura, 10,98 metros de comprimento e sete pontos para armamentos, podendo carregar até 1.800 kg de carga útil. O modelo é equipado com um motor Pratt and Whitney PT6 A-68 de 1.600 shp. Em questão de tamanho o B-250 é ligeiramente maior ao também brasileiro A-29 Super Tucano e ao norte-americano AT-6 Wolverine.

O B-250 conta com um avançado cockpit, com a suíte de aviônicos da Rockwell Collis Avation, além de assentos ejetáveis, da Martin Baker, com tem capacidade zero-zero, ou seja, podem ser acionados com a aeronave em solo e parada.

O novo avião pode desempenhar diversas missões como Apoio Aéreo Aproximado (CAS), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Contra-Insurgência (COIN), Apoio Aéreo Persistente (PAS) e Treinamento Básico e Avançado.

Um dos entraves atuais do B-250 é depender apenas de vendas no mercado exterior, contando com apenas o interesse da força aérea árabe em operar uma frota de 24 unidades do B-250.

Vale destacar que o avião é conhecido como Calidus B-250, visto que o acordo com a Novaer previa o desenvolvimento do projeto, construção de dois protótipos e as primeiras 100 horas de ensaos em voo. A partir de então a Calidus assumiu a totalidade do programa, dentro do contrato assinado com a Novaer.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 17/11/2021, às 07h00 - Atualizado em 23/11/2021, às 03h58


Mais Notícias