Delta aposenta os últimos aviões da McDonnell Douglas

Os lendários Mad Dog realizarão seus voos finais no próximo dia 2 de junho

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 20/05/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h31

Delta foi uma das maiores operadoras de aviões produzidos pela Douglas e posteriormente McDonnell Douglas

Os famosos Mad Dog deixarão a frota da Delta Air Lines no próximo dia 2 de junho, quando realizarão os últimos voos comerciais. A empresa antecipou a aposentadoria da frota de MD-88 e MD-90 após os severos impactos da pandemia na operação global.

A Delta planejou homenagear os icônicos jatos da McDonnell Douglas no número de seus voos. O voo Delta 88 será realizado com MD-88, que fará seu último voo na manhã do dia 2 de junho, partindo do aeroporto internacional Washington-Dulles, na capital norte-americana, para o hub da companhia em Atlanta. No mesmo dia o voo 90 da Delta, será operado por um MD-90, que partirá do aeroporto intercontinental Bush, em Houston, para Atlanta.

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Em Atlanta os dois últimos Mad Dog se juntarão ao restante da frota em Blytheville, Arkansas, onde oficialmente ocorrerá a aposentadoria de toda a frota. O último avião a voar nas cores da Delta, um MD-88, partir para Blytheville no dia 3 de junho, encerrando o capitulo da série de aeronaves da McDonnell Douglas na empresa.

A Delta Air Lines foi uma das maiores clientes da Douglas e posteriormente da McDonnell Douglas, tendo operado praticamente todos os modelos, desde os bimotores a pistão DC-3. A retirada dos Mad Dog marca o fim de uma longa história junto ao extinto fabricante da Califórnia.

Em abril, a Delta anunciou os planos de retirar a frota de MD-88 e MD-90 antes do planejado devido ao impacto da pandemia da COVID-19. Ainda que sejam aeronaves bastante atraentes em diversas rotas, a empresa optou por concentrar sua frota em aeronaves mais eficientes, visando reduzir a demanda excedente ao mesmo tempo que focava a operação em aviões de nova geração, como os Airbus A220 e A350 XWB.

A companhia continua avaliando seu plano de frota mais amplamente e considerará aposentadorias adicionais de jatos para se concentrar em uma frota moderna e mais simples no futuro. Inclusive, a Delta também anunciou o fim da operação com os Boeing 777, que serão retirados de serviço ainda em 2020.

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