Manobra com Su-30SM pode ter sido um treinamento pouco usual para os padrões russos
Por André Magalhães Publicado em 06/01/2022, às 12h15 - Atualizado às 17h41
O Su-30SM, assim como outros da família Flanker, tem o sistema de empuxo vetorado, que aumenta as capacidades de manobras da aeronave | Foto: Divulgação
Caças Su-30SM Flanker da força aérea da Rússia fizeram um disparo quase simultâneo de oito mísseis ar-ar. Em um vídeo que está circulando nas redes sociais é possível ver o lançamento dos mísseis, a partir do cockpit de outro caça russo.
No entanto, não sabe-se ao certo qual foi o armamento utilizado pelos quatro Su-30SM, mas acredita-se que sejam os mísseis ar- ar R-73 (AA-11 Archer) ou R-74.
Russian fighters (look like Su-30SM) launching air-to-air missiles. https://t.co/8IaYS3FwM8 pic.twitter.com/8nZvYNAHbI
— Rob Lee (@RALee85) January 4, 2022
Não há muitas informações sobre a circunstância do lançamento, contudo, algumas informações dão conta que seja um treinamento de alvo aéreo.
Casos de covid e de influenza começam a afetar voos no Brasil
Estes treinamentos podem ser vistos como uma clara demonstração de poder por parte dos russos, que estão em meio à tensões com a Ucrânia e a Otan. Historicamente os russos não costumam realizar exercícios com disparos em massa de armamentos.
O Su-30SM é um caça multimissão e um dos principais da aviação militar atual, contudo, recentemente a aeronave sofreu uma tripla derrota no mercado ao ser rejeitado pelo Egito, Argélia e Indonésia. O motivo, possivelmente, seja as sanções econômicas impostas à Rússia, o que afeta a produção e exportação do caça que têm componentes importados.
Entretanto, o caça poderá ser vendido para o Irã, que assinou um importante e estratégico acordo de 20 anos em parceira bélica com a Rússia.