Caças russos fizeram disparo em massa de mísseis ar-ar

Manobra com Su-30SM pode ter sido um treinamento pouco usual para os padrões russos

Por André Magalhães Publicado em 06/01/2022, às 12h15 - Atualizado às 17h41

 

O Su-30SM, assim como outros da família Flanker, tem o sistema de empuxo vetorado, que aumenta as capacidades de manobras da aeronave  | Foto: Divulgação

Caças Su-30SM Flanker da força aérea da Rússia fizeram um disparo quase simultâneo de oito mísseis ar-ar. Em um vídeo que está circulando nas redes sociais é possível ver o lançamento dos mísseis, a partir do cockpit de outro caça russo.

No entanto, não sabe-se ao certo qual foi o armamento utilizado pelos quatro Su-30SM, mas acredita-se que sejam os mísseis ar- ar R-73 (AA-11 Archer) ou R-74.

Russian fighters (look like Su-30SM) launching air-to-air missiles. https://t.co/8IaYS3FwM8 pic.twitter.com/8nZvYNAHbI

— Rob Lee (@RALee85) January 4, 2022

Não há muitas informações sobre a circunstância do lançamento, contudo, algumas informações dão conta que seja um treinamento de alvo aéreo.

Estes treinamentos podem ser vistos como uma clara demonstração de poder por parte dos russos, que estão em meio à tensões com a Ucrânia e a Otan. Historicamente os russos não costumam realizar exercícios com disparos em massa de armamentos.

O Su-30SM é um caça multimissão e um dos principais da aviação militar atual, contudo, recentemente a aeronave sofreu uma tripla derrota no mercado ao ser rejeitado pelo Egito, Argélia e Indonésia. O motivo, possivelmente, seja as sanções econômicas impostas à Rússia, o que afeta a produção e exportação do caça que têm componentes importados.

Entretanto, o caça poderá ser vendido para o Irã, que assinou um importante e estratégico acordo de 20 anos em parceira bélica com a Rússia.

aeronave notícias de aviação avião aviação Míssil Rússia Sukhoi Caça Disparo Su-30SM