Caças ingleses são enviados à Romênia durante conflito na Ucrânia

Além do Reino Unido, outros países da Otan enviaram caças para regiões próximas à Ucrânia

Por André Magalhães Publicado em 28/03/2022, às 08h45

Caças Eurofighter Typhoon são parte da ponta de lança da defesa aérea britânica - RAF

A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF, na sigla em inglês) enviou para a Romênia caças Eurofighter Typhoon para realizar missões de policiamento aéreo no país do leste europeu.

Ao todo, foram enviados quatro caças Typhoon da base aérea inglesa de Coningsby para a base de Mihail Kogalniceanu, na costa romena do Mar Negro.

“O policiamento aéreo é uma operação puramente defensiva e uma missão permanente da Otan que começou em 1961 durante a Guerra Fria. A missão garante a segurança e integridade dos espaços aéreos de todos os membros da aliança”, publicou o ministério da Defesa do Reino Unido

O envio dos caças acontece em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está no seu primeiro mês de duração. Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão enviando militares e aeronaves para países da aliança no flanco oriental.

“O Reino Unido continua comprometido com a segurança da OTAN e da Europa diante da agressão russa e da invasão não provocada da Ucrânia”, reforçou a defesa inglesa.

Typhoon jets from @RAFConingsby are deploying to Romania to join the long-standing @NATO Air Policing mission for the Black Sea region. 🇬🇧 🇷🇴

The UK is committed to #NATO and European security.

➡️ https://t.co/eePaReN9NN pic.twitter.com/EJzZC5pVOs

— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) March 26, 2022

Outros países como Estados Unidos, Noruega e França também enviaram aeronaves militares para a países como Polônia, Estônia e a própria Romênia.

Vale ressaltar que as forças da Otan não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Porém, caso a Rússia avance contra uma nação membra, o artigo 5º será colocado em prática. Tal diretriz diz que “Qualquer ataque a um membro da Otan é um ataque a todos”. Isso iria escalar a guerra ainda mais e iria envolver diretamente as forças da organização (com os EUA liderando) e a Rússia, sendo que de ambos os lados existem armas nucleares.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia RAF Romênia guerra Eurofighter Typhoon

Leia também

Caça inglês Eurofighter Typhoon abate drone hostil na Síria
Reino Unido vai aposentar parte dos caças Eurofighter até 2025