Além do Reino Unido, outros países da Otan enviaram caças para regiões próximas à Ucrânia
Por André Magalhães Publicado em 28/03/2022, às 08h45
A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF, na sigla em inglês) enviou para a Romênia caças Eurofighter Typhoon para realizar missões de policiamento aéreo no país do leste europeu.
Ao todo, foram enviados quatro caças Typhoon da base aérea inglesa de Coningsby para a base de Mihail Kogalniceanu, na costa romena do Mar Negro.
“O policiamento aéreo é uma operação puramente defensiva e uma missão permanente da Otan que começou em 1961 durante a Guerra Fria. A missão garante a segurança e integridade dos espaços aéreos de todos os membros da aliança”, publicou o ministério da Defesa do Reino Unido
O envio dos caças acontece em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está no seu primeiro mês de duração. Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão enviando militares e aeronaves para países da aliança no flanco oriental.
“O Reino Unido continua comprometido com a segurança da OTAN e da Europa diante da agressão russa e da invasão não provocada da Ucrânia”, reforçou a defesa inglesa.
Typhoon jets from @RAFConingsby are deploying to Romania to join the long-standing @NATO Air Policing mission for the Black Sea region. 🇬🇧 🇷🇴
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) March 26, 2022
The UK is committed to #NATO and European security.
➡️ https://t.co/eePaReN9NN pic.twitter.com/EJzZC5pVOs
Outros países como Estados Unidos, Noruega e França também enviaram aeronaves militares para a países como Polônia, Estônia e a própria Romênia.
Vale ressaltar que as forças da Otan não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.
Porém, caso a Rússia avance contra uma nação membra, o artigo 5º será colocado em prática. Tal diretriz diz que “Qualquer ataque a um membro da Otan é um ataque a todos”. Isso iria escalar a guerra ainda mais e iria envolver diretamente as forças da organização (com os EUA liderando) e a Rússia, sendo que de ambos os lados existem armas nucleares.