Brasil e Paraguai fortalecem cooperação técnica em aviação civil

Acordo entre as agências de aviação civil dos dois países visa aprimorar medidas de segurança

Por Marcel Cardoso Publicado em 10/10/2024, às 07h44

Representantes da ANAC, do Brasil, e da Dinac, do Paraguai - ANAC/Ana Flávia

Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sediou uma série de reuniões e visitas técnicas em Brasília, com a presença de representantes da Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai, a Dinac.

O objetivo foi o aprimoramento das medidas de segurança na aviação e o compartilhamento de informações de inteligência entre os dois países. Durante o encontro, foi assinado um memorando de entendimento por Nelson Mendoza, pelo presidente da Dinac, e por Ricardo Catanant, diretor da ANAC.

O acordo formaliza o compromisso de fortalecer a cooperação técnica internacional e o intercâmbio de melhores práticas em questões de segurança operacional e segurança da aviação. O memorando também aborda a facilitação, visando promover maior eficiência nas operações entre os dois países.

Além disso, a visita incluiu discussões sobre o perigo aviário e fauna, uma preocupação constante nas proximidades de aeroportos devido aos riscos de colisão entre aves e aeronaves. A delegação também realizou uma visita ao aeroporto internacional de Brasília (BSB), onde teve acesso às práticas adotadas para a gestão da fauna, com foco na mitigação dos riscos de colisões.

Parceria também com a IATA

Também na última semana, a Associação do Transporte Aéreo Internacional, (IATA), e a ANAC anunciaram uma parceria para fortalecer a supervisão da segurança no setor de aviação brasileiro.

O acordo prevê que os programas de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA) e de Avaliação de Segurança Padrão (ISSA), ambos da IATA, apoiarão e complementarão a supervisão da ANAC sobre as operações das empresas aéreas.

Anac e Dinac perigo aviário aeroportos Memorando de Entendimento aviação cooperação técnica aviação segurança operacional aeroportos gestão de fauna aviação

Leia também

Brasil firma parceria para fortalecer supervisão da segurança aérea
Cursos gratuitos em manutenção aeronáutica são oferecidos pela ANAC