Voo dos bombardeiros Tu-95MS durou sete horas e caças sul-coreanos foram acionados para averiguar manobra no Mar do Japão
Por André Magalhães Publicado em 24/08/2022, às 11h50
Dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS Bear realizaram um voo de patrulha sobre o águas internacionais do Mar do Japão, ontem (23), infomou o ministério da Defesa da Rússia.
O voo durou aproximadamente sete horas e os aviões tiveram a escolta protocolar dos caças Sukhoi Su-30SM.
O governo russo afirmou que a Coreia do Sul enviou caças F-16 para acompanhar de perto as missões dos seus aviões militares, mas a manobra não foi confirmada por Seul.
Os sul-corenos informaram que os bombardeiros e caças russos entraram na sua zona de identificação de defesa aérea (ADIZ), obrigando a força aérea tomara uma "ação tática", mas sem confirmar se enviou caças ou quais modelos teriam sido empregados.
Em nota, a defesa russa resssaltou que "os voos são realizados em estrita conformidade com as regras internacionais".
A investida russa ocorre em meio a um grande treinamento militar entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, chamado de Ulchi Freedom Shield, que irá ocorrer até o dia setembro. Ao mesmo tempo, a China tem ampliado manobras militares na região, e a Coreia do Norte retomou grande parte de suas atividades bélicas.