AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

RAF intercepta Tu-95

Bombardeiros russos voavam próximo a área de interesse britânica


Na última quarta-feira (18) a Royal Air Force (RAF) interceptou dois bombardeiros Tupolev Tu-95 da força aérea russa próximo da costa oeste do Reino Unido. Embora os bombardeiros não tenham invadido o espaço aéreo britânico, foram escoltados até deixarem a chamada “área de interesse” do país.

Esse é o segundo episódio em um mês, o que aumentou a preocupação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que considera as manobras uma demonstração de força por parte de Moscou. Analistas afirmam que a atitude é relacionada ao embate político com a União Europeia, sem necessariamente ser uma ameaça militar. A Rússia apenas busca projeção global, pois sabe que esse tipo de episódio tem repercussão mundial.

“Suspeito que os russos estejam tentando marcar uma posição e acho que não devemos dignificar [a ação] com uma grande resposta” afirmou David Cameron, premiê britânico.

Porém, os militares acreditam que a OTAN deve se preparar para qualquer tipo de agressão russa, especialmente nos países bálticos, como Estônia, Letônia e Lituânia. De acordo com Michael Fallon, secretário de Defesa do Reino Unido, a Rússia atualmente representa um perigo real e imediato a Europa.

Em janeiro os aviões Tu-95 sobrevoaram uma região próxima a Cornualha, quando foram interceptados pelos Eurofighter Typhoon da RAF. Na ação os caças estavam armados com mísseis AIM-120 AMRAAM.

Redação
Publicado em 20/02/2015, às 18h00 - Atualizado às 19h03


Mais Notícias