Biden descarta pintura proposta por Trump para o novo Air Force One

Novos aviões presidenciais dos EUA deveriam ter uma revisão no padrão de cores sugerido por Donald Trump

Por André Magalhães Publicado em 13/06/2022, às 08h40

Esquema proposto por Trump destaca os tons remetentes a bandeira nacional - Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai descartar a pintura proposta pelo ex-presidente Donald Trump para o novo Air Force One, o avião presidencial do país.

O esquema de pintura proposto por Trump levaria as cores da bandeira norte-americana, com destaque as cores brancas, vermelhas e azul escuro.

A informação ganhou destaque na mídia depois de um relato um funcionário do governo.

"O esquema de pintura de Trump não está sendo considerado porque pode gerar engenharia, tempo e custo adicionais", disse a fonte, sob condição de anonimato.

A pintura dos atuais VC-25 (Boeing 747-200) se destaca pela cor branca e os tons em azul claro. A aeronave está na ativa desde 1990, quando substituiu o Boeing 707 na missão VIP.

Os novos VC-25B (nome oficial das aeronave), são dois Boeing 747-8, mas que haviam sido construídos para a extinta empresa aérea russa Transaero. Os aviões jamais foram entregues, sendo então oferecidos para o governo norte-americano. Atualmente, os dois aviões passam por um complexo processo de modificação para atender as demandas do transporte presidencial.

Entre os processos, estão a instalação de diversos sistemas de segurança, sala de reuniões, escritório, sala médica, e outros detalhes mantidos em sigilo, que farão do avião uma verdadeira 'Casa Branca com asas'.

Os valores destinados aos aviões são de US$ 660 milhões, mas por alguns problemas no cronograma, as entregas foram reprogramadas para 2024. Até lá, os atuais Air Force One continuarão em serviço.

aeronave notícias de aviação avião aviação Biden Trump Air Force One presidencial

Leia também

O Trump One poderá voltar a ativa em 2021?
Boeing dá início às modificações nos futuros “Air Force One”