Novos aviões presidenciais dos EUA deveriam ter uma revisão no padrão de cores sugerido por Donald Trump
Por André Magalhães Publicado em 13/06/2022, às 08h40
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai descartar a pintura proposta pelo ex-presidente Donald Trump para o novo Air Force One, o avião presidencial do país.
O esquema de pintura proposto por Trump levaria as cores da bandeira norte-americana, com destaque as cores brancas, vermelhas e azul escuro.
A informação ganhou destaque na mídia depois de um relato um funcionário do governo.
"O esquema de pintura de Trump não está sendo considerado porque pode gerar engenharia, tempo e custo adicionais", disse a fonte, sob condição de anonimato.
A pintura dos atuais VC-25 (Boeing 747-200) se destaca pela cor branca e os tons em azul claro. A aeronave está na ativa desde 1990, quando substituiu o Boeing 707 na missão VIP.
Os novos VC-25B (nome oficial das aeronave), são dois Boeing 747-8, mas que haviam sido construídos para a extinta empresa aérea russa Transaero. Os aviões jamais foram entregues, sendo então oferecidos para o governo norte-americano. Atualmente, os dois aviões passam por um complexo processo de modificação para atender as demandas do transporte presidencial.
Entre os processos, estão a instalação de diversos sistemas de segurança, sala de reuniões, escritório, sala médica, e outros detalhes mantidos em sigilo, que farão do avião uma verdadeira 'Casa Branca com asas'.
Os valores destinados aos aviões são de US$ 660 milhões, mas por alguns problemas no cronograma, as entregas foram reprogramadas para 2024. Até lá, os atuais Air Force One continuarão em serviço.