Imagens do novo helicóptero militar Bell 390 Invictus revela detalhes do projeto para atuar em missões de reconhecimento e ataque leve
Por André Magalhães Publicado em 13/07/2022, às 07h55
Novos detalhes do possível helicóptero do Exército dos Estados Unidos (US Army, na sigla em inglês) foram reveladas pela Bell, fabricante do protótipo que disputa o bilionário contrato para um modelo de alta capacidade e performance superior.
A Bell divulgou que a construção do helicóptero V-380 Invictus, que poderá equipar o Exército dos Estados Unidos, está 90% concluída.
Team Invictus is steadily progressing with the Bell 360 Invictus build. With over 90% complete, the #Bell360 is getting closer to transforming the attack and reconnaissance mission. #FVL #ArmyModernization #FARA pic.twitter.com/98ED67XsZW
— Bell (@BellFlight) July 12, 2022
A Bell divulgou imagens do protótipo do helicóptero, que tem como requisito ser capaz de realizar missões de ataque e reconhecimento.
O design básico do 360 Invictus foi revelado em outubro de 2019, com uma solução similar a adotada pela maioria dos helicópteros de ataque, com cockpit de dois lugares em tandem. O helicóptero deverá ter um canhão de 20mm abaixo do cockpit, capaz de rotacionar 360 graus, além de acomodar internamente mísseis e lançadores de foguetes. Na lateral da fuselagem grandes asas melhoram a eficiência aerodinâmica e as características de voo. O rotor de quatro pás tem 12 metros de diâmetro, e o estabilizador horizontal ativo acomoda o rotor de cauda de quatro pás. O motor será um General Electric T901.
As fotos e vídeos mostram a estrutra básica do Bell 380 Invictus completa, revelando os detalhes da aeronave, como seu design que proporciona menor assinatura radar, quando comparado aos modelos em serviço atualmente.
A apresentação do helicóptero acontece pouco tempo depois que o concorrente Raider X, da Sikorsky, também foi revelado com 90% da etapa de construção concluída.
O 380 Invictus e Raider X fazem parte do programa FARA (acrônimo de Aeronave de Reconhecimento de Ataque Futuro) do Exército dos EUA, que visa modernizar sua aviação de asas rotativas que atuam na linha de frente de combates aeroterrestres.
A escolha do vencedor deverá ser conhecida após os dois helicópteros passarem por uma extensa campanha de avaliação, prevista para acontecer até o final da década. O modelo de série só deverá entrar em serviço em meados dos anos 2030.