Boeing 777-300ER da companhia sofreu tail strike em julho de 2024, deixando de operar regularmente desde então
Por Gabriel Benevides Publicado em 07/01/2025, às 17h53
Nesta terça-feira (7), um Boeing 777-300ER da Latam Brasil chamou a atenção após realizar uma rota incomum entre Guarulhos (GRU), em São Paulo, para Victorville, Califórnia, nos Estados Unidos.
A rota atípica foi operada pelo PT-MUG, o mesmo avião que arrastou a cauda (tail trike) durante uma decolagem no Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP), na Itália, em 9 de julho de 2024.
Após o incidente em Milão, a aeronave permaneceu armazenada em Guarulhos antes de seguir voo aos EUA. Ainda não se sabe o motivo da ida até Victorville, local conhecido pelo clima desértico, variando desde armazenamento de longo prazo até possíveis reparos ou desmontagem para peças. Além disso, o aeroporto de Victorville também é conhecido por abrigar um centro de manutenção (MRO) da Boeing.
O relatório preliminar do incidente em Milão divulgado em agosto de 2024, apontou a inserção de dados incorretos no sistema de gerenciamento de voo, a companhia demitiu os três pilotos que estavam na cabine da aeronave no dia do incidente.
Curiosamente, esta não é a primeira ocorrência envolvendo esta aeronave específica. Em dezembro de 2018, o mesmo Boeing 777 sofreu problemas elétricos durante um voo de Guarulhos para Londres, resultando em um pouso de emergência no aeroporto de Confins (CNF), em Belo Horizonte.