Comac C919 é o primeiro avião comercial chinês planejado para competir no mercado com a Airbus e Boeing
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/05/2022, às 15h05
A China se aproxima de seu ingresso definitivo no mercado de aviação comercial, com o primeiro voo de um exemplar de série do novo avião C919.
Criado para ser um rival aos Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, o C919 foi desenvolvido pela chinesa Comac com uma série de tecnologias e fornecedores ocidentais.
O primeiro C919 de série, de matrícula B-001J, decolou do aeroporto de Shanghai Pudong (PVG) no último dia 14 de maio, realizando uma campanha de ensaios de três horas.
Por ser uma aeronave de série, destinada a China Eastern Airlines, o voo cumpriu apenas uma rotina de avaliação de pré-entrega. A expectativa é entregar os primeiros aviões ainda no primeiro semestre, com os primeiros voos comerciais acontecendo até o final de 2022.
A China Eastern Airlines tem um pedido firme para cinco C919, mas poderá ampliar sua carta de encomendas após iniciar os voos regulares.
Em diversas ocasiões a Comac afirmou que, por ora, o objetivo é conquistar apenas um terço do mercado interno chinês, sem pretensão de exportação no curto prazo. O potencial de venda, apenas para as companhias aéreas do país, deve superar os 5.000 aviões.
Em um segundo momento a Comac avalia iniciar as exportações do C919, inclusive com o desenvolvimento de uma família de aviões.
Uma das estratégias da Comac é garantir a capacidade de suporte e pós-venda dos C919 no mercado interno, podendo controlar eventuais problemas no início das operações e criando uma estrutura de suporte efetiva. Assim evita o risco de ingressar no mercado global com pouca experiência de pós-venda. O fabricante ainda planeja gradualmente criar centros de serviço e suporte ao redor do mundo, possibilitando assim o inícios das vendas internacionais.