Embraer EMB-110 Bandeirante da Manaus Aerotáxi caiu com 14 pessoas a bordo, em Barcelos, no interior do Amazonas
Por Wesley Lichmann Publicado em 16/09/2023, às 19h40
Um Embraer EMB-110 Bandeirante da Manaus Aerotáxi caiu na tarde de hoje (16), em Barcelos, no interior do Amazonas. De acordo com o governo do estado, o avião transportava 14 pessoas, sendo 12 passageiros e dois tripulantes.
O EMB-110, matrícula PT-SOG, número de série (MSN) 110490, havia partido da capital Manaus, com um grupo de turistas brasileiros que iam participar de uma atividade de pesca esportiva na região de Barcelos. Chovia forte na cidade no momento do pouso da aeronave.
O governo do Amazonas montou um gabinete de crise, e equipes de resgate e da Defesa Civil foram acionadas e estão se deslocando para o local, distante cerca de 400 quilômetros da capital.
Produzido em 1991, o PT-SOG estava configurado para até 18 passageiros. A documentação do turboélice e da operadora está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Em resposta a AERO Magazine, a Força Aérea Brasileira (FAB) diz que "investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SOG, neste sábado (16/09), em Barcelos (AM)."
Uma aeronave da FAB será responsável pelo traslado das vítimas até Manaus. Devido as restrições operacionais do aeroporto de Barcelos, que não permite pousos e decolagens depois do pôr do sol, o transporte será realizado durante o domingo.
A cidade do interior amazonense é reconhecida pelo ecoturismo e é um dos principais destinos para a prática de pesca esportiva no Brasil.