UOL - O melhor conteúdo
AERO Magazine
Busca

No México

Homem invadiu pista de um dos maiores aeroportos do mundo

Menor de idade invadiu pista do aeroporto internacional da Cidade do México, colocando em xeque a segurança de um dos terminais mais movimentados do mundo


Jovem invadiu pista e entrou no compartimento do trem de pouso de um A320 da Volaris - AICM
Jovem invadiu pista e entrou no compartimento do trem de pouso de um A320 da Volaris - AICM

Um homem invadiu na tarde do último domingo (3), a pista do aeroporto internacional Benito Juárez, na Cidade do México, colocando em xeque a segurança de um dos terminais aéreos mais movimentados do mundo.

Após pular a cerca que limita o sítio aeroportuário da Cidade do México, o jovem menor de idade atravessou a cabeceira da pista 05L até entrar no compartimento do trem de pouso principal do Airbus A320 da Volaris. A tripulação do avião reportou a invasão ainda no ponto de espera.

O avião em questão cumpria o voo Y4 876 entre a capital mexicana e cidade de Tijuana, no estado da Baixa Califórnia, na fronteira com os Estados Unidos, com decolagem programada às 13h15, no horário local.

Devido a ocorrência, a saída do A320 ocorreu com atraso de mais de três horas, às 16h54, sem demais transtornos.

A Agência Federal de Aviação Civil e a Marinha entraram em ação e solicitaram a saída do rapaz do compartimento do trem de pouso. Depois de receber uma lata de refrigerante, o rapaz foi retirado minutos depois com auxílio das forças de segurança.

De acordo com um comunicado emitido horas depois pela administração do aeroporto da Cidade do México, o jovem apresentava supostamente sinais de uso de alguma substância psicotrópica, e foi colocado à disposição das autoridades mexicanas.

Não é a primeira vez que a segurança do Benito Juárez é colocada a prova. No último mês de agosto, um tiroteio entre a polícia e homens armados deixou dois feridos nas instalações do terminal 2. 

A Secretária da Marinha (Semar) é responsável desde junho passado pelo controle e vigilância do aeroporto internacional da Cidade do México. O governo mexicano argumenta que a decisão evita que o tráfico de drogas tome conta das instalações aeroportuárias.

O aeroporto da Cidade do México movimentou 46.258.521 passageiros em 2022, enquanto o movimento de aeronaves foi de 387.450 voos, ocupando respectivamente a vigésima e décima nona posição entre os 20 mais movimentados do mundo no ano passado.

Redação
Publicado em 08/09/2023, às 16h50


Mais Notícias