AERO Magazine
Busca

No México

Homem invadiu pista de um dos maiores aeroportos do mundo

Menor de idade invadiu pista do aeroporto internacional da Cidade do México, colocando em xeque a segurança de um dos terminais mais movimentados do mundo


Jovem invadiu pista e entrou no compartimento do trem de pouso de um A320 da Volaris - AICM
Jovem invadiu pista e entrou no compartimento do trem de pouso de um A320 da Volaris - AICM

Um homem invadiu na tarde do último domingo (3), a pista do aeroporto internacional Benito Juárez, na Cidade do México, colocando em xeque a segurança de um dos terminais aéreos mais movimentados do mundo.

Após pular a cerca que limita o sítio aeroportuário da Cidade do México, o jovem menor de idade atravessou a cabeceira da pista 05L até entrar no compartimento do trem de pouso principal do Airbus A320 da Volaris. A tripulação do avião reportou a invasão ainda no ponto de espera.

O avião em questão cumpria o voo Y4 876 entre a capital mexicana e cidade de Tijuana, no estado da Baixa Califórnia, na fronteira com os Estados Unidos, com decolagem programada às 13h15, no horário local.

Devido a ocorrência, a saída do A320 ocorreu com atraso de mais de três horas, às 16h54, sem demais transtornos.

A Agência Federal de Aviação Civil e a Marinha entraram em ação e solicitaram a saída do rapaz do compartimento do trem de pouso. Depois de receber uma lata de refrigerante, o rapaz foi retirado minutos depois com auxílio das forças de segurança.

De acordo com um comunicado emitido horas depois pela administração do aeroporto da Cidade do México, o jovem apresentava supostamente sinais de uso de alguma substância psicotrópica, e foi colocado à disposição das autoridades mexicanas.

Não é a primeira vez que a segurança do Benito Juárez é colocada a prova. No último mês de agosto, um tiroteio entre a polícia e homens armados deixou dois feridos nas instalações do terminal 2. 

A Secretária da Marinha (Semar) é responsável desde junho passado pelo controle e vigilância do aeroporto internacional da Cidade do México. O governo mexicano argumenta que a decisão evita que o tráfico de drogas tome conta das instalações aeroportuárias.

O aeroporto da Cidade do México movimentou 46.258.521 passageiros em 2022, enquanto o movimento de aeronaves foi de 387.450 voos, ocupando respectivamente a vigésima e décima nona posição entre os 20 mais movimentados do mundo no ano passado.

Redação
Publicado em 08/09/2023, às 16h50


Mais Notícias