AERO Magazine
Busca

Após resolução que declarou saturação

Plano para reduzir voos no maior aeroporto da América Latina entrará em vigor em 2024

Governo mexicano vai reduzir número de voos por hora no aeroporto da Cidade do México, o mais movimentado da América Latina


Aéreas mexicanas contestam a decisão - Divulgação/AICM
Aéreas mexicanas contestam a decisão - Divulgação/AICM

O governo mexicano informou anteontem (6), que o plano que visa reduzir os voos no aeroporto internacional Benito Juárez, na Cidade do México, o mais movimentado da América Latina, entrará em vigor a partir do dia 8 de janeiro de 2024.

A medida estabelece uma redução temporária de 52 para 43 operações por hora no aeroporto da Cidade do México, e cumpre determinação da resolução publicada no final de agosto que declarou a saturação do principal terminal aéreo da capital.

Será a segunda redução imposta pelas autoridades desde a diminuição de 62 para os atuais 52 voos por hora, implementada no ano passado, quando o governo do país citou limitações do espaço aéreo.

De acordo com dois estudos encomendados pelo poder público a última redução não foi capaz de impedir a saturação do aeroporto da capital mexicana.

O documento cita que as companhias aéreas passaram a utilizar aviões maiores para atender a crescente demanda, o que resultará em um aumento de 10 milhões de pessoas transportados aos atuais 46,2 milhões de passageiros registrados no ano passado.

O aeroporto da Cidade do México movimentou 46.258.521 passageiros em 2022, enquanto o movimento de aeronaves foi de 387.450 voos, ocupando respectivamente a vigésima e décima nona posição entre os 20 mais movimentados do mundo no ano passado.

A decisão é contestada pelas principais companhias aéreas mexicanas, sindicatos e pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). 

A Aeromexico destaca que a medida afetará passageiros, funcionários e a segurança jurídica para novos investimentos no setor aéreo do país. A IATA questiona o metódo utilizado para aferir a capacidade, e diz que o principal problema está na deterioração dos dois terminais que atendem o Benito Juárez.

A diminuição do tráfego aéreo no maior terminal aéreo latino-americano é uma tentativa do presdente Andrés Manuel López Obrador de impulsionar os voos no aeroporto internacional Felipe Ángeles, conhecido pela sigla AIFA.

Inaugurado em março do ano passado e administrado pelo Estado, o número de passageiros no AIFA está 60% abaixo da projeção estipulada no plano diretor do projeto que previa 2,4 milhões de pessoas transportadas a partir do aeroporto localizado a 49 quilômetros da capital do México.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/09/2023, às 13h50


Mais Notícias