Relatos informaram que os caças estavam sendo transferidos para uma base aérea da força aérea russa
Por André Magalhães Publicado em 08/02/2022, às 14h30 - Atualizado às 18h47
Durante a campanha de testes alguns Su-57 foram utilizados na Síria | Foto: Divulgação
Dois caças furtivos Su-57 Felon da Força Aéreo Espacial da Rússia foram registrados no aeroporto de Novosibirsk, na região da Sibéria, Rússia. Os aviões de numeração 02 e 52 fizeram uma escala técnica (parada para reabastecimento) no dia 3 de fevereiro.
Fotógrafos da região registraram algumas imagens da passagem dos modernos aviões de combate na maior cidade siberiana .
Alguns relatos deram conta que os caças estavam sendo transferidos da fábrica da United Aircraft Corporation (empresa estatal que administra o fabricante Sukhoi) para uma base aérea na cidade de Lipetk.
Boeing compra 7,5 milhões de litros de combustível sustentável
Os militares da força aeroespacial russa estão começando a receber os primeiros Su-57, de um total de 76 unidades. A entrega das aeronaves deverá ser concluída em 2027.
Atualmente, o Su-57 é o caça mais moderno da força aérea russa. Contudo, uma nova aeronave já está sendo projetada: trata-se do Checkmate ou Su-75 (um caça furtivo monomotor que faz frente ao norte-americano F-35). O futuro avião de combate teve seu mockup em tamanho real apresentado no Dubai Air Show 2021.
Пара истребителей Су-57 в аэропорту Новосибирска. Фото: NSK Planes pic.twitter.com/Ya7VlPCdsM
— Ivan O'Gilvi (@o_gilvi) February 4, 2022
O Su-57 é uma aeronave furtiva de quinta geração, o caça multimissão pode agir contra alvos aéreos, terrestres e marítimos. O Felon tem como principal concorrente o furtivo norte-americano F-22 Raptor – que passará pela primeira grande modernização desde que entrou em serviço no ano de 2005.