AT-6E Wolverine é concorrente do brasileiro A-29 Super Tucano e cumpre missões de treinamento e ataque leve
Por André Magalhães Publicado em 28/07/2022, às 10h45
O Beechcraft AT-6E Wolverine obteve o Certificação de Tipo Militar da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês). Em um comunicado o fabricante do avião, a Textron Avation, ressaltou que este feito abrirá caminho para as vendas globais contínuas da aeronave.
“Alcançar a Certificação de Tipo Militar para o AT-6E é o ápice de um processo de vários anos e uma conquista significativa para nossa equipe, abrindo as portas para parceiros em todo o mundo receberem o AT-6 em suas frotas”, disse Thomas Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC.
O AT-6E Wolverine é uma aeronave de ataque leve, concorrente do brasileiro Embraer A-29 Super Tucano. A Usaf adquiriu duas unidades do Wolverine em 2020 e também opera o Super Tucano. Ambas atuam em missões de ataque leve e treinamento.
O avião ainda tem poucas vendas no mercado internacional. A que mais de destaca são os oito AT-6E destinados à Real Força Aérea Tailandesa, que deverão ser incorporados em 2024.
A Força Aérea dos Estados Unidos busca obter uma plataforma eficaz para missões especiais, com foco em ataque ao solo e suporte aéreo, que alie elevada capacidade de combate e baixo custo de aquisição e operação.