Estão na final do programa OA-X o Super Tucano, o Beechcraft AT-6, o Textron Scorpion e Air Tractor AT-802L
Após testes iniciais com os aviões Beechcraft AT-6 Wolverine, Sierra Nevada/Embraer A-29 Super Tucano, Textron Scorpion (único jato) e L-3/Air Tractor AT-802L Longsword na Base Aérea Holloman, no Novo México, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que as demonstrações de combate serão o próximo passo para a seleção do programa OA-X, a aeronave leve de ataque destinado à USAF.
Estes testes serão conduzidos dentro de condições reais estabelecidas pelos comandantes da USAF, o que, na opinião do Departamento de Defesa, fixa padrões de desempenho baixos demais para os modelos AT-6 e A-29, considerados pelos militares como sendo os mais bem cotados na concorrência, já que satisfizeram todas as especificações iniciais.
A USAF já opera os dois tipos ou variantes próximos. O Beechcraft AT-6 Wolverine é parente próximo do T-6 Texan II, utilizado por Marinha e Força Aérea para o treinamento primário de pilotos e, por sua vez, um derivado do Pilatus PC-9 suiço. Já o Super Tucano é operado pela 81º Esquadrão de Caça na Base Aérea Moody para treinar pilotos afegãos para utilização em missões antiterrorismo no Afeganistão.
O Comando de Combate Aéreo da Força Aérea (ACC) está estudando como conduzir as demonstrações de combate. Uma das possibilidades é de basear as aeronaves em algum ponto do Oriente Médio para substituir os F-16 e A-10 em missões menos críticas.
É possível que os testes fiquem limitados aos AT-6 e A-29, que preencheram as especificações iniciais. O AT-802L é pressurizado e não dispõe de assento ejetável. Já o Scorpion tem custo de aquisição e operação elevado, por ser o único com motor a jato entre os concorrentes.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 23/08/2017, às 10h45 - Atualizado às 11h11
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