Aeroporto de Londres pode ter novo proprietário

Acionistas exercem direito para vender mais da metade das ações do aeroporto de Heathrow, em Londres

Por Wesley Lichmann Publicado em 17/01/2024, às 15h15

Terminal 5 do aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do mundo - Divulgação

O controle acionário do aeroporto de Heathrow, em Londres, pode mudar depois da Ferrovial fechar um acordo preliminar com dois investidores, incluindo o fundo soberano da Árabia Saudita.

Um grupo de acionistas minoritários que detém 35% da empresa controladora de Heathrow exerceu os direitos de venda, que juntamente com a participação da empresa espanhola totalizam 60% das ações do aeroporto mais movimentado da Europa.

A Ferrovial anunciou em novembro passado a venda de sua participação por 2,4 bilhões de libras, para investidores da francesa Ardian e do Fundo de Investimento Público (PIF, na siga em inglês) da Árabia Saudita, que adquiriram 10% e 15% das ações, respectivamente.

O grupo espanhol detém o controle acionário de Heathrow desde 2006, quando comprou uma participação de 56% na British Airports Authority (BAA), reduzindo sua participação para 25% em 2013. 

"A conclusão da transação continua sujeita ao cumprimento da condição de tag along, juntamente com as condições regulatórias aplicáveis ​​e, consequentemente, não pode haver certeza de que a transação será concluída", disse a Ferrovial em comunicado.

O aeroporto de Heathrow movimentou 79.151.723 passageiros ao longo dos doze meses de 2023, e é o segundo mais movimentado do mundo em termos de embarques e desembarques internacionais, sendo superado penas por Dubai.

 

Aeroportos Acordo passageiros Londres Investidores Internacional Europa Venda Heathrow Ações Aeronaves LHR inglaterra negócio empresa Fundo de investimento Aeroporto de Londres Controle acionário Fundo soberano Ferrovial

Leia também

Os dez principais centros de conexões do mundo
Aeroporto de Londres Heathrow nomeia novo CEO