XB-1 da Boom Supersonic faz história ao romper a barreira do som e promete revolucionar o transporte aéreo
A Boom Supersonic realizou hoje (28) o primeiro voo supersônico de uma aeronave civil após mais de 20 anos do fim das operações regulares com o Concorde. Além disso, o XB-1 é a primeira aeronave civil dos Estados Unidos a romper a barreira do som, visando manter velocidade acima de Mach 1.
O bem-sucedido voo do demonstrador XB-1 ocorreu no corredor supersônico na região do Mojave Air & Space Port, na Califórnia, sendo pilotado pelo piloto-chefe de testes da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg. O jato atingiu a marca de Mach 1.122 (aproximadamente 652 KTAS ou 1.385 km/h).
O avião é um demonstrador de tecnologia criado pela Boom Supersonic, visando comprovar a capacidade de realizar voos acima da velocidade do som de forma econômica e dentro de novas e rígidas regras ambientais.
Os resultados práticos dos voos do XB-1 serão incorporados no futuro Overture, o primeiro avião supersônico civil desenvolvido após o Concorde e o Tupolev Tu-144. Grande parte das características principais do Overture, como fuselagem construída em compósitos de fibra de carbono, sistemas digitais de aumento de estabilidade e um sistema de visão com realidade aumentada para melhor visibilidade durante pousos, está presente no XB-1.
Outra novidade do avião é o fato de ter sido integralmente desenvolvido, construído e avaliado por uma empresa privada, ao contrário de outros aviões supersônicos que contam com apoio estatal ou governamental, como o X-59 Quesst, uma iniciativa da Lockheed Martin e da NASA.
“O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom. “Um pequeno grupo de engenheiros talentosos e dedicados alcançou o que antes exigia governos e bilhões de dólares. Agora, estamos ampliando a tecnologia do XB-1 para o avião supersônico Overture. Nosso objetivo final é trazer os benefícios do voo supersônico para todos.”
A expectativa é que, caso comprove a viabilidade tecnológica e econômica, o XB-1 possa abrir caminho para o desenvolvimento do Overture, um avião comercial para aproximadamente 60 passageiros em classe executiva.
Antes de romper a barreira do som, o XB-1 realizou onze voos de validação, pilotados sob condições progressivamente desafiadoras para avaliar sistemas e aerodinâmica. Ao longo da campanha de testes, a equipe de engenharia expandiu sistematicamente o envelope de voo, cobrindo velocidades subsônicas, transônicas e supersônicas, assumindo riscos calculados e desafiadores para uma startup.
“Foi um privilégio e o ponto alto da minha carreira fazer parte da equipe que alcançou esse marco – cada membro da equipe foi essencial para o nosso sucesso”, declarou Tristan “Geppetto” Brandenburg, piloto-chefe de testes da Boom. “Nossa abordagem disciplinada e metódica criou a cultura de segurança que tornou possível um primeiro voo supersônico seguro e bem-sucedido. Com as lições aprendidas com o XB-1, podemos continuar a construir o futuro das viagens supersônicas".
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/01/2025, às 18h00
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