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Rumo à certificação

Voos de teste internacionais do Airbus A321XLR já começaram

A versão de ultra longo alcance do Airbus A321 fará cerca de 100 horas de voo ao longo de dez dias


O fabricante busca inicialmente a certificação de reguladores europeus - Airbus/Divulgação
O fabricante busca inicialmente a certificação de reguladores europeus - Airbus/Divulgação

A Airbus iniciou ontem (13) os primeiros voos de teste internacionais do Airbus A321XLR, a versão de ultra longo alcance da família A320.

Os chamados “testes funcionais e de confiabilidade (FnR)” tem como objetivo demonstrar a maturidade dos sistemas do A321XLR bem antes da entrada em serviço, com uma meta de aproximadamente 100 horas de voo ao longo de dez dias sem o desligamento dos sistemas.

Os cerca de 15 voos neste período são intencionalmente típicos do que as companhias aéreas podem voar quando a aeronave entra em operação comercial. Segundo o fabricante, eles foram definidos para representar uma mistura de perfis de operadores, condições climáticas, durações de voo e tempos de resposta do aeroporto.

Além disso, tripulantes de companhias aéreas estarão a bordo da aeronave pela primeira vez para adquirirem experiência prática. Jim Fawcett, engenheiro líder de teste de voo da Airbus para os voos de teste, disse que vários pilotos estão envolvidos no processo e que o foco inicial é a obtenção da certificação pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa).

Embora existam coisas semelhantes do lado da FAA (regulador dos EUA), estamos buscando um certificado de tipo Easa para começar, e isso exige que realizemos 150 horas de voo, o que deve representar operações rotineiras semelhantes a companhias aéreas e fazê-lo com segurança em todas as condições normais de expedição. Além disso, a EASA recomenda que este teste seja realizado trabalhando com um operador, no nosso caso uma companhia aérea”, completou.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/09/2023, às 08h28 - Atualizado às 15h50


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