TURISMO
Voar acima do céu azul
O empresário Marcos Roberto Palhares queria ser astronauta. Depois, pensou em ser piloto de caça. Não conseguiu ser uma coisa nem outra. Mas a paixão pelo voo o transformou em um turista diferenciado. Ele já voou em um caça russo MiG-29, assistiu ao último lançamento do Atlantis de dentro do Kennedy Space Center e promete ser um dos primeiros brasileiros a embarcar nos voos suborbitais, que devem começar em 2012. Dono do site www.aventurasincriveis.com.br, que oferece pacotes turísticos para os mais inusitados passeios, incluindo viagens em caças e voos com gravidade zero. Nesta entrevista, Palhares relata algumas de suas aventuras.
AERO - Como é voar em um MiG-29?
MARCOS ROBERTO PALHARES - São 22 quilômetros de altitude. Por alguns segundos, você se desliga do céu azul, que fica sob seus pés, e vê o negro do espaço. Lá em cima, o sol parece uma explosão no escuro. Ele brilha, mas não ilumina. Estar na estratosfera é uma experiência única. Tem também as manobras. No meu caso, pedi ao piloto que fizesse o que fosse possível. Ele puxou 7 G algumas vezes. Voltei meio acabado.
Como conseguiu assistir ao lançamento do Atlantis?
Eram apenas 2.000 convidados. Não tinha ingresso, mas marquei um curso de astronauta da Nasa exatamente na véspera do lançamento na esperança de obter alguma regalia. Sem sucesso. Teria mesmo de assistir à decolagem a 14 quilômetros de distância. Mas resolvi ficar por ali mais um dia. Dormi no estacionamento, sem comida ou banheiro. Na última hora, quando procurava um lugar para me lavar, um cadeirante pediu ajuda e acabei entrando sem que ninguém exigisse o ingresso. Pura sorte! Inesquecível. Vi o ônibus espacial decolar de camarote.
Quais seus planos em relação ao turismo espacial?
Pretendo vender pacotes do voo suborbital aqui no Brasil. Estou tentando negociar com a Virgin, mas eles estão mais preocupados neste momento em atender às 455 pessoas que já estão na lista, incluindo dois brasileiros. O primeiro voo deve acontecer em julho de 2012. Não vejo a hora de conseguir a representação e, claro, minha passagem. São alguns minutos no espaço, dá para se soltar do cinto e ver por uma janela individual a imensidão do cosmo. Tem também a opção do X-COR, que custa metade do preço, mas o avião é mais apertado e sem boas opções de janela.
Quais os custos dos seus pacotes?
Um voo de MiG-29 sai por 20 mil euros. Mas o gasto total da viagem, incluindo estadia e passeios por Moscou, pode chegar a 70 mil reais. O voo no caça L-39, que pode ser feito na Espanha, na Itália, na Rússia ou nos Estados Unidos, sai mais em conta. Na Flórida, ele custa US$ 3 mil. Não atinge a altitude ou a velocidade do MiG, mas é um passeio subsônico.
LIVROS
Para um bom começo
Aprendendo a Voar: Manual de Treinamento Básico - Piloto de Avião é uma obra dedicada ao treinamento de pilotos de aviões. O livro leva em conta as dificuldades de alunos durante as manobras de voo. Sem ser excessivamente acadêmico, apresenta conceitos básicos e gerais, tais como as múltiplas características do meio por onde a aeronave se desloca, as leis físicas que regem o voo, a prevenção de acidentes e os conceitos de segurança de voo.
Título: Aprendendo a Voar:
Manual de Treinamento Básico - Piloto
de Avião
Autor: Edgard Orlando Camilo
Prochaska
Publicado por: Phorte Editora
21 x 28 cm - 240 páginas - português
www.phorte.com.br
Preço: R$ 65,00 + frete
A maior batalha aérea do século 20
Poucos momentos na história britânica ficaram tão profundamente gravados na memória coletiva como o verão de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando menos de três mil jovens pilotos tiraram de Hitler uma vitória que parecia certa. Michael Korda recria em seu livro Com asas de águia - Uma História da Batalha da Inglaterra a intensidade dos combates nos céus do sul da Grã-Bretanha e, ao mesmo tempo, delineia, talvez pela primeira vez, toda a complexa rede de decisões políticas, diplomáticas, científicas, industriais e humanas da década de 1930, que levaram inexoravelmente à primeira, maior e mais decisiva batalha aérea da história. Ao longo de seu texto, o autor registra a invenção do radar, o desenvolvimento dos revolucionários caças monoplanos Spitfire e Hurricane britânicos e do Bf 109 alemão. Ele também descreve o surgimento da teoria do bombardeio aéreo, como arma decisiva da guerra moderna, e a crença predominante de que "bombardeiro sempre passará".
Titulo: Com asas de águia - Uma História da Batalha da Inglaterra
Autor: Michael Korda
Publicado por: Editora Objetiva 16 x 23 cm - 280 páginas - português
www.livrariacultura.com.br
Preço: R$ 34,90 + frete
Navegando pelo passado
O livro Ao Vento, Sobranceiro, cujo título foi inspirado no estribilho do Hino do Aviador, é uma autobiografia profissional do autor. O comandante Carlos Ari Germano da Silva recorda momentos marcantes desde os bancos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, instituição na qual iniciou a vida de piloto em 1962, até suas últimas ações no comando dos Boeing 737 da Rio-Sul em 2002, quando encerrou sua carreira. São relatos de quem realizou o sonho de voar e viveu intensamente a aviação por quase 40 anos, ilustrados por cerca de uma centena de fotos.
Titulo: Ao Vento, Sobranceiro
Autor: Comandante Carlos Ari Germano da Silva
Publicado por: Editora Universitária da PUCRS -
EdiPUCRS
16 x 23 cm - 337 páginas - português
EdiPUCRS
www.pucrs.br/edipucrs
Preço: R$ 60,00 + frete
Redação
Publicado em 06/12/2011, às 10h02 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
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