AERO Magazine
Busca

Avião raro em VCP

Viracopos recebe aeronave Antonov An-12 para transporte de carga

Cargueiro ucraniano transportou onze toneladas de carga do segmento metalúrgico


Avião ucraniano fez escala no Brasil para carregar materiais do setor metal mecânico - Reinaldo Deckleva
Avião ucraniano fez escala no Brasil para carregar materiais do setor metal mecânico - Reinaldo Deckleva

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, recebeu o Antonov An-12 da empresa ucraniana Cavok Air na última quarta-feira. O avião fez uma escala no Brasil para carregar aproximadamente onze toneladas de materiais do setor metalúrgico.

O Antonov An-12 pousou às 17h51 e permaneceu em Viracopos até a manhã do dia seguinte, quando decolou rumo a Fortaleza às 08h58. A operação foi parte de uma série de voos programados para o transporte da carga.

Fabricado durante o período da União Soviética, o Antonov An-12 é conhecido por sua capacidade de transportar grandes volumes. Com quatro motores turbo-hélice, ele pode carregar até vinte toneladas de carga útil. Por vários anos foi o principal competidor militar do C-130 Hercules, tendo voado pela primeira vez três anos após o rival norte-americano.

Com aproximadamente 1.200 aeronaves produzidas entre 1957 e 1973, o An-12 teve uma ampla presença na força de transporte da União Soviética, mas teve grande parte da frota aposentada após a queda do Muro de Berlim.

A Cavok Air foi criada em 2011 e formou sua frota com onze veteranos An-12, voltado para o segmento de carga aérea especial, em especial itens indivisíveis e carga de médio peso. Atualmente existe apenas alguns operadores civis do An-12, a maioria localizada em ex-países satélites da União Soviética. 

Por Micael Rocha
Publicado em 05/09/2024, às 18h00


Mais Notícias