Um raro Aero Commander 690D fez um pouso de barriga em Sorocaba após falha no trem de pouso, mas ninguém ficou ferido
Na manhã desta segunda-feira (10), um avião turboélice Aero Commander 690D, de matrícula PT-OQY, realizou um pouso de barriga após uma falha no trem de pouso central no aroporto de Sorocaba.
Embora o trem de pouso estivesse baixado, ele não travou corretamente, levando o piloto a executar um pouso de emergência. Tanto o piloto quanto os passageiros saíram ilesos.
Vídeos do incidente mostram que os trens de pouso principais colapsaram logo após tocarem a pista, fazendo com que a fuselagem do avião entrasse em contato direto com o solo. O voo havia partido de Mandaguaçu, no Paraná, e a pista do aeroporto de Sorocaba foi liberada por volta das 11h15 da manhã.
#Breaking An Aero Commander 690 made an emergency landing in S. Paulo (Brazil). All aboard were unhurt. Video shows both main landing gears failed upon touching down in Sorocaba airfield. Aircraft [Reg. “PT-OQY”] was inbound from Paraná. Updates when possible. Source @aero_inpic.twitter.com/kzaZbtyCRy
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) February 10, 2025
A Rede VOA, administradora do aeroporto, informou que os bombeiros foram acionados imediatamente e prestaram assistência no local. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi notificado para realizar a inspeção e autorizou a remoção da aeronave cerca de meia hora após o pouso. Não houve impacto nas operações de pousos e decolagens subsequentes.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/02/2025, às 21h21
+lidas