Piloto conseguiu ejetar em segurança e recebeu apoio de moradores locais
Um caça F-16 da Real Força Aérea da Tailândia (Rtaf) caiu nessa terça-feira (8/3) na região de na província de Chaiyaphum, no nordeste do país, o piloto conseguiu ejetar em segurança. De acordo com informações da mídia local, o caça estava em um treinamento de rotina.
Uma equipe de resgate foi enviado ao local da queda para atender o aviador que ejetou da aeronave. Segundo as autoridades militares, o piloto já havia recebido auxilio de moradores locais.
A Rtaf alertou para que a população não chegasse perto dos destroços por razões de segurança. Além disso, declarou já abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.
Em um vídeo é possível ver o piloto chegando ao solo com o paraquedas após a ejeção e em uma segunda parte os bombeiros apagando o fogo causado pela queda do avião.
Este é o segundo acidente com um caça do país em três meses. Em dezembro passado, um caça F-5 Tiger II caiu um um campo de treinamento no distrito de Chai Badan, na província de Lop Buri. O piloto conseguiu ejetar, mas sofreu graves ferimentos e foi levado ao hospital.
Além dos F-5 Tiger, a Tailândia ainda conta com caças JAS 39 Gripen C/D, F-16 Fighting Falcon e a Alpha Jet.
Por André Magalhães
Publicado em 09/03/2022, às 10h15
+lidas