AERO Magazine
Busca

Sistema pode processar até 14 passageiros por minuto

Uruguai passa utilizar reconhecimento biométrico de embarque de passageiros

País é pioneiro na América do Sul no uso de biometria em todo processo aeroportuário


O Uruguai se tornou o primeiro país da América do Sul a aplicar um sistema de identificação biométrica de passageiros. O processo foi implementado em conjunto entre as autoridades uruguaias e o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, e permite aos visitantes um processo de embarque mais seguro e eficaz.

Estima-se que por minuto o sistema é capaz de processar a entrada de 13 a 14 passageiros, o dobro do realizado em uma remessa manual. O reconhecimento facial de procedimentos migratórios em aeroportos tem sido usado desde o início de 2016, sendo os EUA o primeiro país a usá-lo. No Brasil o sistema já funciona para cidadãos brasileiros que utilizam o passaporte eletrônico.

A biometria é uma tecnologia de identificação baseada no reconhecimento de uma característica física e intransferível das pessoas, como a impressão digital, a leitura de reconhecimento facial, íris, entre outros. O controle biométrico é a forma mais segura de realizar os controles de imigração, quando o passageiro apresenta o documento eletrônico (passaporte ou documento de identidade), o sistema lê informações, consulta a base de dados criminal do país e confirma se o usuário do documento é o mesmo que está na foto registrada no chip. Ao chegar no embarque, o aparelho confirma a biometria se é o mesmo usuário que passou pelo processe migratório, não exigindo assim a apresentação de novos documentos para embarque na aeronave.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/11/2018, às 14h00 - Atualizado às 15h21


Mais Notícias