Encomenda oferece novo folego ao programa 747 que está próximo de entregar todas as aeronaves encomendadas
A Boeing e a UPS anunciaram um contrato firme para 14 novos 747-8F, com opção de outros 14 aviões do modelo. A notícia foi comemorada por funcionários do fabricante ligados a linha de montagem do 747, que temem o encerramento da produção do Jumbo.
A escolha do 747-8F por parte da UPS ocorre dentro do planejamento estratégico da companhia de logística global em renovar e ampliar sua capacidade de transporte aéreo. A companhia cargueira possui uma das maiores frotas de aeronaves do mundo.
Com 109 aeronaves entregues, entre versões de passageiros e cargueiros, o 747-8 tem sofrido com a concorrência de aeronaves bimotoras, especialmente do 777-300ER e mais recentemente do A350 XWB, que mesmo com menor capacidade de carga e passageiros, oferecem uma considerável redução nos custos operacionais. Lançado em meados da última década, a nova geração do 747 recebeu uma série de melhorias, como redesenho das asas, novos motores e uma fuselagem mais longa. No entanto, a nova versão obteve um sucesso moderado, longe dos números de vendas de seus antecessores, como o 747-400 que por duas décadas esteve entre os aviões widebody mais populares do mundo.
No outro lado do Atlântico, a Airbus também enfrenta o desinteresse do mercado para o A380, que possui apenas a versão de passageiros, o que limita ainda mais suas vendas. Um possível A380neo continua em discussão, mas com poucas chances de ser lançado nos próximos meses.
Ernesto Klotzel
Publicado em 28/10/2016, às 12h00 - Atualizado às 15h14
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