CEO da United Airlines iniciou conversas com a Airbus, em meio as incertezas nos prazos do Boeing 737 MAX 10
A United Airlines iniciou conversas com Airbus para discutir uma nova aquisição de aviões A321neo, em meio aos consecutivos atrasos do Boeing 737 MAX 10.
Um acordo envolveria uma substituição do pedido de A350, para o A321neo. Scott Kirby, CEO da United Airlines, United Airlines levantou dúvidas sobre os prazos de certificação e entregas do MAX 10, e está considerando opções para o planejamento de sua frota.
A Airbus tem realizado consultas com arredandores de aviões para comprar os slots de produção para poder efetivar entregas em uma potencial venda de seu bimotor de fuselagem estreita para a norte-americana.
A transportadora com sede em Chicago já é cliente da maior versão da família A320neo, com um carteira de pedidos que totaliza 130 aeronaves do modelo e entregas previstas até o final desta década.
A United possui compromisso para 277 aviões 737-10, a maior versão da família MAX, e direitos de compra para mais 200 unidades. A empresa é a cliente de lançamento do modelo, com entregas previstas a partir de 2025.
Incertezas quanto a certificação e as entregas da maior versão do MAX estão associadas a explosão de uma porta intermediária em uma aeronave da Alaska Airlines no início de janeiro.
A depender das investigações o cronograma de homologação da variante poderá sofrer modificações, já que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) pode determinar alterações no requisitos de certificação e até mesmo solicitar mudanças no projeto.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/01/2024, às 10h35
+lidas