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United Airlines planeja frota sem o Boeing 737 MAX 10

United Airlines é cliente de lançamento da maior variante do 737 MAX, primeiras entregas estão previstas para 2025


737-10 é a segunda versão mais vendida do MAX - Boeing
737-10 é a segunda versão mais vendida do MAX - Boeing

A United Airlines disse hoje (23), que está estudando planos de frota sem o Boeing 737-10, colocando em dúvida seu pedido de 277 aviões da maior versão da família MAX, e opções para outros 200 exemplares.

Scott Kirby, CEO da United Airlines, disse que o 737-10 está com cerca de cinco anos de atraso, enquanto o aterramento da frota de 79 aviões da variante -9, resultará em perdas no primeiro trimestre deste ano.

Kirby está buscando alternativas para recompor a capacidade da transportadora, embora a demanda por aviões novos e de segunda mão esteja aquecida, à medida que as viagens aéreas retornam aos níveis pré-crise sanitária. 

Incertezas quanto a certificação e as entregas da maior versão do MAX estão associadas a explosão de uma porta intermediária em uma aeronave da Alaska Airlines no início de janeiro. 

A depender das investigações o cronograma de homologação do 737-10 poderá sofrer modificações, já que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) pode determinar mudanças no projeto.

A United Airlines é cliente de lançamento do modelo (launch costumer), e espera receber a primeira unidade em 2025. A maior variante do bimotor de fuselagem estreita acumula mais de 800 pedidos, e é a segunda mais vendida da família MAX, sendo superada apenas pela versão padrão -8.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/01/2024, às 17h10


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