O sexto e último Airbus BelugaXL entrou em operação, encerrando o programa, depois de dez anos
A Airbus Transport International anunciou nesta segunda-feira (10), que colocou em operação o sexto e último cargueiro BelugaXL, marcando o encerramento do programa, depois de dez anos.
As aeronaves transportam subconjuntos e componentes entre as quatro unidades do fabricante na Europa. Elas irão substituir o modelo antecessor, o A300-600ST, pelos próximos trinta anos, segundo o fabricante. Cada unidade tem capacidade de carga útil de 51 toneladas e alcance de até 2.200 milhas náuticas (4.074 km).
“Nossa missão era reduzir pela metade o custo original de desenvolvimento do BXL e entregar a primeira aeronave, certificada como A330ceo normal, em cinco anos. Felizmente tivemos carta branca para explorar novas abordagens para que isso acontecesse. Essas experiências serão benéficas para programas futuros em todos os negócios da Airbus”, disse Bertrand George, líder do desenvolvimento do avião.
O BelugaXL deverá atingir 9.500 horas de voo anuais até 2027, em comparação com as 6.500 horas planejadas para este ano. Além disso, a aeronave pode operar com uma mistura de combustível de aviação sustentável (SAF).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/06/2024, às 08h56
+lidas