Transformação em curso


O material composto representa uma profunda transformação na indústria aeronáutica. Convidados pela Bombardier, estivemos na linha de montagem do novo Learjet 85, na pitoresca cidade de Querétaro, no México. Lá tivemos a oportunidade de testemunhar a mudança de paradigma da indústria com a chegada das estruturas em compósito, que exigem câmaras refrigeradas e fornos para serem produzidas. Fomos recebidos pelo engenheiro David Flett, gerente do programa do mais recente integrante da família Lear. Seu entusiasmo durante o passeio pela fábrica era indisfarçável. Ele parece saber a importância de participar do desenvolvimento do primeiro jato executivo feito totalmente em material composto e apto a receber uma das mais rigorosas certificações da FAA, o FAR Part 25. Os detalhes dessa visita, em nossa matéria de capa, a partir da p. 26.

Outra fábrica que visitamos produz um avião mais simples, mas que também recebe material composto. Trata-se do Quasar Lite, da Aeroalcool, que fica na cidade de Franca, interior de São Paulo. Além de conhecer as instalações e os métodos de produção da empresa, voamos as duas versões do LSA, uma com motor Jabiru e a outra com Rotax. A qualidade técnica do trabalho dos brasileiros que participaram do desenvolvimento dos primeiros aviões movidos a etanol no Brasil realmente impressiona.

Ainda nesta edição, um especial sobre a aviação comercial do século 21. Nosso editor-contribuinte Santiago Oliver investiga as principais mudanças do transporte aéreo regular desde o início dos anos 2000. O resultado de sua apuração leva a conclusões interessantes, no Brasil e no mundo. Entre os dados que levanta alguns chamam a atenção, como a diferença entre a frota e o número de empresas nacionais de 2001 e de 2013. Vale conferir.

E mais: uma reportagem de fôlego sobre as expectativas em torno do turismo espacial com o avanço dos testes da astronave da Virgin e a cobertura da maior feira do mercado de helicópteros do mundo, a Heli-Expo.

Bom voo,

Giuliano Agmont e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 22 de Março de 2013 às 08:34


Editorial

Artigo publicado nesta revista