AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Tornados destruíram aeroporto nos EUA

Tornados causam 28 mortes e destruíram o aeroporto London-Corbin, no o Kentucky


Mais de 20 milhões de pessoas estão sob alerta de novos eventos climáticos extremos nos EUA - London-Corbin Airport/Facebook
Mais de 20 milhões de pessoas estão sob alerta de novos eventos climáticos extremos nos EUA - London-Corbin Airport/Facebook

Pelo menos 28 pessoas morreram após uma série de tempestades e tornados que atingiram diversas regiões dos Estados Unidos nos últimos dias, com destaque para os estados de Kentucky, Missouri e Virginia.

No Kentucky, a cidade de London foi severamente atingida na última sexta-feira (16). O aeroporto London-Corbin (LOZ), em operação há 72 anos, teve seus hangares e aeronaves destruídos. A Base da Equipe de Resgate Aéreo (Air Evac Life Team) perdeu um hangar e um helicóptero de emergência, segundo Randall Weddle, prefeito da cidade.

A destruição no aeroporto incluiu também aeronaves do tipo Beechcraft T-34 Mentor, parte do acervo do grupo Lima Lima Flight Team. Embora algumas tenham sido preservadas, ainda não há confirmação oficial sobre o número total de aviões danificados.

Em resposta ao desastre, foi montado um centro de emergência no próprio aeroporto, que atualmente segue sem energia elétrica, telefone e internet. O Departamento de Aviação do Kentucky anunciou nesta segunda-feira (20), que o aeroporto regional de Lake Cumberland (SME) está recebendo doações para apoiar os esforços de reconstrução de LOZ.

A empresa London Aviation, que também opera no local, informou que suas instalações e aeronaves não foram afetadas, mas destacou a gravidade da situação enfrentada pela comunidade. “Sabemos que hangares podem ser reconstruídos e aeronaves substituídas, mas a perda de vidas e de meios de subsistência é devastadora”, disse a companhia em uma rede social.

Em meio aos alertas renovados do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos Estados Unidos, milhões de norte-americanos permanecem em áreas sob risco de novos eventos climáticos extremos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/05/2025, às 09h01


Mais Notícias