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Textron Aviation produz o centéssimo Citation Longitude

O centésimo Citation Longitude foi produzido pela Textron Aviation apenas seis anos após o primeiro voo


Primeira entrega do Longitude ocorreu em 2019, com modelo chegando ao mercado meses antes da crise sanitária - Textron Aviation
Primeira entrega do Longitude ocorreu em 2019, com modelo chegando ao mercado meses antes da crise sanitária - Textron Aviation

A Textron Aviation entregou o centésimo Citation Longitude, o seu maior avião de negócios. A marca foi obtida pouco mais de seis anos do seu primeiro voo e representa uma ampla renovação na linha de jatos médios da Cessna.

O Citation Longitude surgiu dentro do projeto da Textron em renovar sua família de jatos médios, adotando uma estratégia de um programa completamente novo (clean-sheet), ao contrário da abordagem anterior de melhorias e aperfeiçoamentos de aeronaves bem-sucedidas. Embora tenha feito seu voo inaugural em outubro de 2006, o a certificação da FAA ocorreu apenas em setembro de 2019, com as entregas ocorrendo na sequência.

O Citation Longitude incorpora as mais recentes tecnologias do setor aeroespacial, como materiais avançados na construção, motores de elevada eficiência, piloto automático integrado e autothrottle com modo de descida de emergência (EDM). Um dos destaques do modelo é o projeto que contempla tanto a experiência dos pilotos quanto o conforto dos passageiros, aliado a um isolamento acústico mais moderno e eficiente. A altitude de cabine de 1.500 metros é uma das menores do segmento, tornando a viagem mais amena, mesmo em voos de média duração. O alcance máximo do modelo é de 6.480 quilômetros (3.500 milhas náuticas), com capacidade máxima para doze passageiros.

Os motores Honeywell HTF7700L equipados com FADEC, combina períodos de revisão com os intervalos de 18 meses ou 800 horas, o que ocorrer primeiro, ampliando assim a disponibilidade de uso. Além disso, o sistema de gravação de diagnósticos em tempo integral (AReS) da Textron Aviation e as publicações técnicas em 3D ajudam a reduzir o tempo da aeronave parada em oficina para as revisões de rotina e consequentemente os custos gerais de operação.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/05/2023, às 15h51


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