AERO Magazine
Busca

Empresa acumulava prejuízos no país

TAP ME anuncia encerramento das atividades no Brasil

Unidade foi adquirida da extinta Varig e estava em atividade no país há 15 anos


Unidade da TAP ME no Rio de Janeiro

Unidade da TAP ME no aeroporto internacional do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

A divisão de manutenção e engenharia (ME) da TAP Air Portugal anunciou, nesta quarta-feira (12), o encerramento das suas atividades no Brasil, como parte do plano de reestruturação da companhia aérea, aprovado em dezembro pela Comissão Europeia (CE).

Em um comunicado aos funcionários, a comissão executiva da empresa informou que os serviços de manutenção já contratados ou em andamento serão realizados normalmente. A decisão não vai interferir nas rotas que a TAP faz de Lisboa (LIS) e do Porto (OPO) para o país.

A divisão vinha acumulando prejuízos operacionais nos últimos anos, acentuados em 2020 com a pandemia de covid-19. Atualmente, ela possui uma base no aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG), que presta serviços também a outras companhias aéreas, como a charter canadense Air Transat. 

A TAP ME é fruto da aquisição da Varig Engenharia e Manutenção (VEM), em 2006, durante o processo de recuperação judicial da Varig. A VEM havia iniciado suas atividades em outubro de 2001 e surgiu como uma forma de rentabilizar de forma independente os serviços de manutenção do grupo Varig. Porém, a empresa atravessava uma série de dificuldades, inviabilizando a rentabilidade do negócio, que foi o primeiro a ser vendido durante a recuperação judicial.

As instalações de Porto Alegre, especializada em aeronave de corredor único e componentes, já havia encerrado suas atividades anos atrás.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 12/01/2022, às 14h35 - Atualizado às 17h29


Mais Notícias