Empresa aérea portuguesa deverá transferir controle estatal em 2025 e reforça operações no Brasil
O governo de Portugal informou que o processo de privatização da TAP poderá ter início já em 2025. Segundo o ministro da Infraestrutura, Miguel Pinto Luz, o plano já estaria definido, e há doze empresas interessadas na aquisição, incluindo grupos como Air France-KLM, Lufthansa e British Airways.
A decisão de privatizar a TAP foi aprovada pelo Partido Socialista em 2022, mas os adiamentos ocorreram devido às eleições antecipadas deste ano. Se concretizado, a privatização deverá envolver pelo menos 51% do capital da companhia, preservando, contudo, a marca e o hub em Lisboa.
O fortalecimento financeiro da empresa, com receita de 3,2 bilhões de euros nos primeiros nove meses de 2024, atraiu o interesse de investidores internacionais e, por isso, continuará focada em rotas estratégicas, como as que conectam Portugal ao Brasil, Angola e Estados Unidos.
Aqui no país, a empresa aérea portuguesa intensificou sua atuação, retomando voos entre Lisboa e Manaus, que foram parados devido a pandemia. Aliás, a TAP opera quase 100 voos semanais para o Brasil, decolando de treze capitais brasileiras, ligando o Porto a São Paulo e Rio de Janeiro. Em setembro último, a estatal portuguesa inaugurou a rota para Florianópolis, usando seus Airbus A330, que transportam 269 passageiros.
A expansão no Brasil deixa claro a estratégia da TAP de possuir uma maior fatia no importante mercado que liga a Europa ao continente sul-americano - inclusive o de turismo, que inclui a Amazônia.
Para esse objetivo, o presidente da companhia, Luís Rodrigues, revelou à revista Isto É o compromisso da empresa com o turismo brasileiro e a biodiversidade da região.
“Estamos muito felizes em retomar os voos para Manaus, que é uma porta de entrada para a rica biodiversidade da Amazônia. Essa ligação reafirma o nosso compromisso com o Brasil e com o turismo na região”, disse o executivo.
Por Micael Rocha
Publicado em 27/11/2024, às 14h00
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