AERO Magazine
Busca

Ativos versus passivo

Sistema de winglet ativos para família Citation Jet

Tamarack anuncia novo centro de instalação do sistema nos Estados Unidos


Sistema de winglet ativo melhora a performance em todas as fases do voo

A Tamarack Aerospace anunciou criação de um novo centro para instalação dos winglets ativos, localizado no aeroporto regional de Aiken, na Carolina do Sul. A unidade oferecerá suporte para montagem do Active Winglet nas aeronaves da família Citation Jet, com tempo de serviço de aproximadamente dez dias.

O novo centro abrigará uma pequena equipe de especialistas qualificados em transformação de aeronaves. A rápida execução da instalação é um fator chave na atualização dos modelos Citation Jet aptos a serem modernizados, assim tornando a aeronave mais eficiente e econômica.

Curiosamente o Active Winglet exige um processo muito menos intrusiva do que de um winglet tradicional, reduzindo o tempo dedicado para instalação e o esforço aplicado na asa. O fabricante garante que ao contrário das ofertas de winglets passivos que oferecem apenas cerca de 4% de economia de combustível, o Active Winglet se ajusta instantaneamente as condições de voo, como em atmosfera turbulenta, aproveitando o alívio de carga podendo reduzir o consumo de combustível em até 33%.

Além disso, o sistema oferece voos mais suaves e pousos seguros em pistas mais curtas, já que possibilita uma aproximação com velocidades menores. O dispositivo ainda permite, em geral, as aeronaves atingem altitude de cruzeiro em menos de 30 minutos. “Estamos planejando instalar três kits Active Winglet por mês em todos os locais”, disse Danny Hiner, diretor de operações da Tamarack.

A Tamarack modificou mais de cem Cessna CitationJets nos últimos cinco anos. Alguns contratempos levaram temporariamente a paralisação dos voos, mas uma completa investigação comprovou a segurança do Active Winglet, que não teve relação direta com nenhum dos acidentes reportados.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/12/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h40


Mais Notícias