AERO Magazine
Busca

Medida ambiental

Por sustentabilidade a Fórmula 1 cancela sobrevoos de aeronaves militares

Voos de aviões antes das corridas se tornou tradição em todo o mundo, inclusive no Brasil


F-16 dos Thunderbirds

Apresentação de aeronaves antes de eventos esportivos é uma tradição em grande parte do mundo | Foto: USAF

O sobrevoo de aeronaves militares antes das corridas de Fórmula 1 não irá mais acontecer a partir deste ano. O motivo é a sustentabilidade buscada pela principal categoria do automobilismo mundial.

A ação que já é tradicional e dava início a cada corrida, fazendo parte de um show a parte, além da já esperada corrida dos carros. No Brasil, por exemplo, no GP de São Paulo, já se tornou comum a passagem da Esquadrilha da Fumaça, que encanta o público presente.

O motivo é para “apoiar os objetivos de sustentabilidade da F1”, publicou o site Autoweek.

Neste ano, as equipes da Fórmula 1 vão passar a competir usando combustíveis sustentáveis. Inclusive será usado um combustível com 10% de etanol de origem natural e produzido no Brasil.

A categoria alinhou para até 2030 acontecer a redução das emissões de CO₂ que visa eliminar o impacto ambiental da competição.

Contudo, os sobrevoo de aeronaves comerciais, bem como de aeronaves acrobáticas como da Red Bull, ainda poderá ser permitido. Por ora, a alegação é que é mais comum o uso de combustível sustentável nas aeronaves civis. Além disso, em geral envolve grandes empresas patrocinadoras das competições.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 21/01/2022, às 16h30 - Atualizado às 17h47


Mais Notícias