AERO Magazine
Busca

Homenagem as tartarugas marinhas

Superjumbo recebe pintura de tartaruga que consumiu 3.300 litros de tinta e 21 dias de trabalho

Trabalho foi um dos mais complexos já realizados pela a Airbus, exigindo 120 trabalhadores e usando 16 tons diferentes de azul


Uma das mais criativas pinturas aplicadas em um avião comercial foi finalizada pela Airbus. O primeiro A380 da japonesa All Nippon Airways (ANA) deixou a cabine de pintura ostentando a criativa e complexa pintura de uma tartaruga marinha comum no Havaí.

Os três A380 da ANA serão pintados em uma pintura especial que mostrará as tartarugas marinhas nativas do Havaí. A primeira aeronave recebeu a cor azul, a segunda será verde e a terceira laranja. O esquema de pintura foi considerado um dos mais elaborados já feitos pela Airbus e demorou 21 dias para a equipe pintar a superfície de 3.600 m2 da aeronave, que exigiu 16 diferentes tonalidades de cor e 3.300 litros de tinta.

A ANA possui três pedidos firmes o A380, tornando-se o primeiro cliente do superjumbo no Japão. Este primeiro avião deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2019, passando a operar a aeronave na popular rota Narita-Honolulu. O Havaí é um tradicional destino turístico no Japão.

A encomenda do A380 pela ANA representa um importante marco para a Airbus, ao adicionar um novo cliente a pequena lista de operadores do superjumbo. Além disso, o Japão é um tradicional operador do rival 747, que foi preterido nas novas encomendas das duas principais companhias aéreas japonesas, em geral em favor ao 777-300. Embora o pedido conte com apenas três aeronaves traz um alivio as pressões sobre a Airbus que vê a carteira de pedidos do A380 reduzir a cada entrega. Suas grandes dimensões limitam seu uso na maior parte dos aeroportos do mundo, somado a capacidade considerada alta mesmo em mercados como o norte-americano. O uso de quatro motores também é visto como um dos entraves ao modelo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/12/2018, às 15h00 - Atualizado às 15h21


Mais Notícias