AERO Magazine
Busca

Mudança de planos

Southwest Airlines reduz contratação de pilotos em 2024

Após reavaliação do crescimento da capacidade a Southwest Airlines anunciou que reduziu o plano de contratação de pilotos em 2024


Desaquecimento na contratação de pilotos ocorre em um momento de incertezas na ampliação da frota - Divulgação
Desaquecimento na contratação de pilotos ocorre em um momento de incertezas na ampliação da frota - Divulgação

A norte-americana Southwest Airlines anunciou que irá suspender a contratação de novos pilotos durante a maior parte do ano. O aviso foi realizado através de um memorando enviado aos pilotos que realizaram o processo de seleção.

A Southwest Airlines planeja reavaliar o processo de contratação de novas turmas de pilotos após verificar que terá um menor crescimento projetado para 2024. Parte do entrave é relacionado a revisão dos prazos de entregas dos 737 MAX 7, que deveriam estar em serviço há alguns anos, mas seguem sem perspectivas de certificação.

“Com base no crescimento da capacidade aquém do esperado em 2024, tomamos a difícil decisão de suspender as turmas de treinamento inicial de copilotos até o restante de 2024 e adiar novas ofertas de emprego”, diz o comunicado.

Parte dos pilotos que já estão realizando o processo seletivo serão aproveitados assim que as contratações forem retomadas. Entretanto, a companhia aérea não informou um prazo para o isso.

De acordo com o site especializado em carreira para pilotos Future & Active Pilots Advisors (FAPA.aero) a Southwest contratou quase 2.000 pilotos apenas no ano passado. A tendência na redução de contratações também tem sido verificado em empresas aéreas como a Spirit, FedEx e UPS.

A desaceleração nas admissões é uma combinação de fatores, como falta de aeronaves, alta na inflação, entre outros.

Por Micael Rocha
Publicado em 01/03/2024, às 12h00


Mais Notícias