AERO Magazine
Busca

No ar e na água

Navios cargueiros podem ganhar velas para economizar diesel

Projeto pretende gerar economia de 20% de combustível utilizando um planador acoplado a embarcações


Se tudo der certo, é possível que em breve os navios voltem a contar com enormes velas, em uma solução híbrida em conjunto com os motores diesel. O projeto batizado de SeaWing está sendo conduzido pela Airbus. Embora seja especializada em programas aeroespaciais, o fabricante europeu acredita que a nova tecnologia pode revolucionar a indústria de transporte marítimo.

O sistema é basicamente um planador automatizado, que lembra um enorme paraquedas, e utiliza tecnologia de parafólio para rebocar navios comerciais de grande porte. A utilização do planador SeaWing para propulsão de embarcações promete aumentar a eficiência de combustível em 20%, ao mesmo tempo que reduz a emissão de gases de efeito estufa.

A proposta é que o SeaWing possa ser acionado com um simples botão. O sistema é lançado, desenrolado e operado de maneira automatizada, enquanto seu sistema coleta e analisa dados marítimos e meteorológicos em tempo real para otimizar sua performance e garantir segurança máxima. Quando não há mais necessidade de reboque, o SeaWing é dobrado e guardado automaticamente.

O SeaWing foi desenvolvido inicialmente pela startup AirSeas, que reúne engenheiros engajados na preservação do meio ambiente e com uma paixão em comum por aeronáutica e o mar.

Com os pedidos feitos pela Airbus para instalação do SeaWing em seus próprios navios ro-ro (roll-on/roll-off), o conceito do planador completa seu ciclo. Ele será instalado nos navios da Airbus que transportam componentes de diversos de seus aviões entre unidades fabris espalhadas pla Europa e Estados Unidos. A expectativa é que além de reduzir os custos de transporte em até 20%, possa evitar também a emissão de 8 mil toneladas de CO2 por ano.

Concebido de forma modular, o SeaWing poderá ser instalado em praticamente todos os tipos de navios comerciais atualmente em operação.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/09/2018, às 18h30 - Atualizado às 19h46


Mais Notícias