AERO Magazine
Busca

Voando a 23.000 m

SolarStratos realiza seu primeiro voo

Trata-se de um avião elétrico projetado para o nível de quase 23.000 m


O protótipo do avião elétrico SolarStratos, fez seu primeiro voo em 5 de maio. Com envergadura de quase 25 m, e pesando 450 kg, a aeronave deve atingir uma altitude de quase 23.000 m, exigindo o uso de vestes especiais pressurizadas pelos pilotos – a cabine do biplace não é pressurizada.

Além de beneficiar o setor da utilização de energia elétrica na indústria aeronáutica, o SolarStratos, caso bem-sucedido, será utilizado para coletar informações atmosféricas que estão ao alcance apenas de poucos aviões militares de alto desempenho.

[Colocar Alt]

Embora alimentado por energia solar, o SolarStratos não foi projetado para voar indefinidamente. As células fotovoltaicas nas superfícies horizontais da aeronave fornecerão energia para alimentar um único motor elétrico.

Transportar baterias para possibilitar o voo noturno o tornaria pesado demais para atingir o ambicionado nível de voo. A potência máxima do motor, caso acionada, esgotaria o limitado conjunto de baterias de lítio de 20 kWh em menos de uma hora.  

A próxima etapa do programa é treinar seus dois pilotos para levar o SolarStratus a uma apresentação pública em Quebec, Canadá.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 10/05/2017, às 12h42 - Atualizado às 12h49


Mais Notícias