AERO Magazine
Busca

Melhoria na formação de controladores

Simulador de torre de controle em 360º modernizado é entregue

Atualização aprimora treinamento de controladores de tráfego aéreo com nova plataforma e visualização em 360°


Contrato de modernização permite a melhora do treinamento de controladores de tráfego aéreo, replicando com precisão as operações das torres de controle. - Decea
Contrato de modernização permite a melhora do treinamento de controladores de tráfego aéreo, replicando com precisão as operações das torres de controle. - Decea

O Decea realizou os testes de aceitação da modernização do Sistema de Simulação 360º do Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC) no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos.

A atualização inclui vinte e dois cenários de aeroportos brasileiros e a migração para a plataforma i6, amplamente utilizada nos principais terminais do país. De acordo com o Decea, a nova versão do simulador, equipada com monitores LCD de última geração, proporciona uma experiência realista e imersiva para os futuros profissionais.

O contrato assinado em maio de 2023 assinado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), previu a modernização para a melhora do treinamento de controladores de tráfego aéreo, replicando com precisão as operações das torres de controle. 

O SITC, utilizado em 33 torres de controle de aeródromo no Brasil, integra sistemas de meteorologia, navegação e balizamento, entre outros, o que facilita as operações dos controladores. Com a modernização do simulador, os controladores podem treinar em um ambiente que simula com precisão o que enfrentam no dia a dia, reduzindo a necessidade de treinamentos práticos nos aeroportos.

O Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, presidente da CISCEA, comentou sobre os benefícios da atualização do sistema. “Quanto maior a aproximação entre a simulação e a realidade, melhores os treinamentos de nossos profissionais Controladores de Tráfego Aéreo e maiores os benefícios para a Segurança da Navegação Aérea”, comentou o militar.

Por Micael Rocha
Publicado em 24/09/2024, às 07h00


Mais Notícias