AERO Magazine
Busca

Olhos no espaço

Satélites britânicos possuem capacidade de enxergar o solo mesmo em dias nublados

Sistema baseado em radar de abertura sintética dispõe de elevada resolução


Satélite britânico possuí elevada capacidade e super resolução

Uma comissão do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido (DSTL, na sigla em inglês) visitou a Airbus para viabilizar a realização de um estudo para desenvolver a uma nova tecnologia para satélites militares.

O projeto prevê o desenvolvimento de uma série de satélites de radar de abertura sintética (SAR) com resolução ultra alta, e com capacidade de captar sinais de radiofrequência (RF), destinada ao Ministério da Defesa do Reino Unido.

LEIA TAMBÉM

O projeto batizado de Oberon ficará a cargo da Airbus que desenvolverá a tecnologia que terá capacidade operacional já em 2025 e deverá realizar uma demonstração em órbita em 2022. Os satélites permitirão observar o terreno com extraordinária precisão, independentemente da falta de tempo claro ou nublado.

O projeto Oberon é uma continuação do satélite NovaSAR, projetado e desenvolvido pela Airbus e SSTL, lançado em setembro de 2018. Desde então uma série de avanços tecnológicos significativos foram realizados, o que permitiu ao sistema alcançar alto desempenho usando um satélite pequeno e compacto.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 12/09/2019, às 17h00 - Atualizado em 13/09/2019, às 00h18


Mais Notícias