Novo contrato de manutenção para os Gripen C/D suecos inclui ainda possibilidade da Saab conduzir estudos para suporte aos futuros Gripen E
A SAAB assinou com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV, na sigla em inglês) um contrato para suporte e manutenção para os caças Gripen C/D da força aérea.
O contrato inclui o desenvolvimento, estudo e os devidos testes em relação à manutenção do JAS 39 Gripen C/D, que são a principal aeronave de caça da Suécia e deverão voar em conjunto com os futuros Gripen E.
Além disso, o acordo ainda prevê um estudo para avaliar como os trabalhos de manutenção poderão beneficiar no futuro os processos de revisão dos novos Gripen E, que embora sejam mais modernos, compartilham grande parte dos sistemas e estruturas do Gripen C.
Até que os novos Gripen E sejam totalmente incorporados na força aérea, os modelos anteriores, do final dos anos 1990, continuarão sendo a linha de frente na defesa aérea da Suécia. Os Gripen C/D seguem como um dos principais vetores de caça da Europa, tendo inclusive realizado diversas missões em conjunto com aeronaves da Otan ao longo das últimas décadas e em breve vão voar como membros formais da aliança.
"Em 2023, dois serviços adicionais foram encomendados com um valor total de aproximadamente SEK 220 milhões (US$ 19,3 milhões). Esses serviços incluem a integração do designador de alvo LDP15 (Laser Guided Pod) no JAS 39 Gripen C/D, bem como a aquisição de sistemas de suporte e equipamentos de manutenção relacionados", publicou a SAAB em nota.
O acordo atual na Suécia não impacta ou interfere nos contratos formalizados com o Brasil.
Por André Magalhães
Publicado em 12/04/2023, às 09h20
+lidas