AERO Magazine
Busca

Indústria

Russian Helicopters desenvolverá novo helicóptero

Modelo será destinado a missões no Ártico


Na imagem, Ansat-U I Foto: Russian Helicopters

A fabricante estatal russa Russian Helicopters (Vertolioty Rossii) está desenvolvendo um helicóptero voltado para missões no Ártico.

O comunicado foi feito por Alexander Mikheev, diretor-geral da empresa, durante a HeliRussia 2014, evento voltado para as asas rotativas e que tem foco principal na indústria russa, ainda que conte com a presença de fabricantes de diversos países.

Meses atrás o Ministério da Defesa da Rússia havia anunciado que planeja implantar na costa ártica um grupo de aviação, comporto por até 14 aeronaves. Os planos iniciais são para dotar as bases aéreas de Murmansk, Vorkuta, Norilsk e Anadyr, com 12 helicópteros e dois aviões.

A Rússia passou a desenvolver ativamente o potencial econômico de seus territórios ao norte, em especial no Círculo Polar Ártico, que abrange a rota marítima do norte, que pode se tornar um caminho alternativo às vias tradicionais entre a Europa e a Ásia.

Moscou tem indicado que a atenção da OTAN na região tem obrigado o país a adotar um pacote de medidas, incluindo deslocamento militar, para proteger seus interesses no Ártico.

Os novos helicópteros não foram definidos, mas devem manter a tradição da indústria russa, que busca construções simples e robustas, capazes de operar com baixo custo mesmo em condições extremas.

Redação
Publicado em 25/06/2014, às 07h07


Mais Notícias