AERO Magazine
Busca

Retaliação

Rússia fecha espaço aéreo para aviões do Reino Unido

Decisão foi anunciada menos de 24 horas depois dos britânicos fecharem espaço aéreo para a aviação russa


British Airways cruza o espaço aéreo em voos de Londres para três países asiáticos, incluindo a China - Divulgação
British Airways cruza o espaço aéreo em voos de Londres para três países asiáticos, incluindo a China - Divulgação

Menos de 24 horas após o governo britânico ter fechado o seu espaço aéreo para aeronaves com registro russo, como parte das sanções aplicadas pela invasão da Ucrânia, a Rússia fez o mesmo com as companhias aéreas do Reino Unido, a partir da madrugada desta sexta-feira (25).

“Esta medida foi tomada de acordo com as disposições do Acordo Intergovernamental de Serviços Aéreos entre a Rússia e o Reino Unido como resposta a decisões hostis das autoridades de aviação do Reino Unido sobre a restrição de voos regulares de aeronaves de propriedade, alugadas ou operadas por uma pessoa associada à Rússia ou registradas na Rússia”, de acordo com a autoridade da aviação civil do país, a Rosaviatsia.

A British Airways opera três voos semanais entre Londres (LHR) e Moscou (DME) e se viu obrigada a cancelá-los. A companhia também cruza o espaço aéreo russo em voos do aeroporto de Heathrow para destinos no Japão, Cingapura e China e terá de fazer alterações nas rotas. A Virgin Atlantic informou que fará alterações nos voos para o Paquistão e a Índia, aumentando o tempo de voo em até 60 minutos, o que impactará de imediato os custos de viagem e o preço final das passagens aéreas.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) impuseram restrições de tráfego na Ucrânia, Belarus e na região oeste da Rússia e na Ucrânia. A Moldávia, país vizinho à Ucrânia, também está com o seu espaço aéreo fechado.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 25/02/2022, às 08h40


Mais Notícias